Boletim Econômico da Afeigraf

Acompanhem no site o boletim econômico 08 da Afeigraf, realizado pela Web setorial em conjunto com o grupo de dados estatísticos.

Neste último boletim deste complexo ano 2020, destacamos os efeitos da COVID-19 no setor, que não são animadores no período de janeiro a setembro do 2020, comparado com o mesmo período de 2019. O único destaque foi o de reprodução de materiais gravados em qualquer suporte, que apresentou um surpreendente 36,9% de crescimento, onde são consideradas diversas mídias como vídeos e softwares. No mesmo período, a impressão em embalagens de plásticos apresenta um 3,8% de crescimento.

Os números relacionados a livros jornais e revistas não são alentadores, e quando comparados no com a indústria de embalagens no gráfico de desempenho da produção na indústria, isto fica ainda mais evidente.
Em relação ao emprego do setor, ele teve um aumento no segmento relacionado a vendas, o que indica um incremento possivelmente de insumos, mas ao mesmo tempo, tem números negativos na indústria. De entre as possíveis explicações, estão o aumento de serviços de manutenção que foram realizados aproveitando a parada de equipamentos, e até efeitos de incrementos em automação e aperfeiçoamento da mão de obra, via treinamentos dentro das mesmas empresas com os funcionários existentes.

Recomendamos a parte final com excelentes comentários do nosso mercado com ênfase no setor de livros.

Ainda num ano extremadamente complexo, temos grandes esperanças de que o 2021, será um ano bem melhor, com vacina para todos, muita saúde e crescimento. Ficou muito claro nesta pandemia, a importância das organizações da sociedade civil como é o caso da nossa Afeigraf, onde conseguimos fornecer suporte a organizações parceiras e também a nossa comunidade. Este o nosso boletim, é uma manifestação de grande aporte para todo o mercado gráfico.

Acompanhe todos os números desse importante Econômico no nosso site, www.afeigraf.org.br em download!