O Grupo de Líderes da ABIGRAF Nacional recebeu o Prof. Marco Antonio Villa

O Grupo de Líderes da ABIGRAF Nacional recebeu, no dia 26/11, o Prof. Marco Antonio Villa, para ministrar a Palestra: “Passado ao Presente, o que esperar do futuro do Brasil?".

Marco Antonio Villa profere palestras há mais de 20 anos em todo o Brasil. É comentarista da Jovem Pan, do Jornal da Manhã e do Jornal da Cultura, colunista de O Globo, Correio Braziliense, Estado de Minas e da revista IstoÉ. Está presente nas redes sociais com quase 800 mil seguidores e publica comentários e vídeos em seu blog chamado “Blog do Villa”. Com uma linguagem abrangente, trouxe aos participantes uma visão transversal, sobre o passado, e sobre a história política do Brasil, que esclarece e protagoniza o cenário que vivemos atualmente.

Sobre o presente, Villa acredita que o desafio que cabe ao novo Governo é conseguir conversar com os partidos, dentro do espírito republicano e construir uma equipe sem se submeter à chantagem da velha política. Acredita que poderá ser feita uma revolução nos marcos democráticos. É provável que use da comunicação direta com os brasileiros para se fazer ouvir, para apresentar suas medidas de governo e obter apoio. Villa enfatiza que se o fizer, prestará um grande serviço à moralização da República.

Com relação ao futuro, acredita que há boas perspectivas, pois se está se rompendo, com ousadia, uma prática nociva à consolidação da democracia no Brasil. Mas, enfatizou que certamente, o novo presidente terá dificuldades no Congresso, uma vez que os parlamentares, apesar da renovação nas duas Casas, estão acostumados com a velha política – a política da corrupção. 

Villa enfatizou ainda que, caso o novo governo se mantenha firme, poderemos dizer que a República anunciada em 15 de novembro de 1889 foi, finalmente, proclamada.