GONÇALVES INAUGURA LINHA DE CONVERSÃO COMPLEXA COM EQUIPAMENTOS BOBST

A nova linha de embalagens de papel-cartão foi apresentada oficialmente durante a cerimônia de inauguração no dia 11 de Setembro de 2020. A nova linha de conversão de embalagens de papel-cartão altamente automatizada, foi instalada para garantir maior agilidade e produtividade, permitindo a esse líder de mercado atender ao um mercado consumidor cada vez mais exigente.

Neste mais recente investimento, a empresa adicionou uma máquina de corte e vinco NOVACUT 106 ER, com destaque automático de aparas e uma dobradeira-coladeira EXPERTFOLD 110, com diversos opcionais para garantir maior automação, qualidade e produtividade à operação. “Essa linha foi desenhada para proporcionar à Gráfica Gonçalves o que há de mais inovador em tecnologia de conversão de embalagens, e assim garantir maior agilidade à sua operação” Informou Eduardo Pereira, Diretor comercial da Bobst Latinoamerica do Sul.   

“O maior desafio da Gonçalves hoje é a busca de soluções inovadoras, seja na escolha de materiais, acabamentos, produtividade e redução de custos. E isso tudo deve estar alinhado à sustentabilidade. A preservação do meio ambiente tem sido uma demanda crescente e acreditamos fortemente que essa será uma preocupação constante das empresas de sucesso” comentou Juliana Gonçalves, diretora de operações da Gráfica Gonçalves.
A NOVACUT 106 ER conta com destaque automático de aparas, o que reduz significativamente o tempo de produção, já que elimina uma etapa manual após as passadas pela máquina de corte e vinco, e as pilhas de embalagens saem prontas para entrarem nas dobradeiras-coladeiras.

Mais do que isso, antes de se comprometer totalmente com a compra, a Gonçalves estabeleceu um desafio para a BOBST no Brasil, que envolvia uma embalagem extremamente complexa por suas dimensões mínimas. A BOBST reuniu uma equipe multidisciplinar e encarou o desafio. Suprimentos, tooling, engenharia, logística, vendas, entre outros, envolvidos para viabilizar esse projeto. Foram mais de 100 horas somente para montagem, testes, demonstrações e ajustes, mas as empresas obtiveram sucesso, passando a rodar o item em suas máquinas com a mesma produtividade de embalagens menos complexas. 

Já a linha dobradeira-coladeira EXPERTFOLD 110 conta com diversos dispositivos e periféricos como EASYFEEDER 4, ACCUBRAILE, SPEEDWAVE, HANDYPACK, CARTONPACK 4, entre outros, tornando-a a mais sofisticada em operação até o momento na América do Sul. Capaz de rodar embalagens complexas, ela alcança velocidades impressionantes, com altíssimo grau de automação do equipamento, acelerando o processo produtivo e proporcionando redução significativa de desperdícios. 

“Esse investimento visa principalmente nos mantermos competitivos, atendendo nossos clientes com mais qualidade e agilidade. Assim, acreditamos que teremos benefícios como mais velocidade de produção, menos desperdício de matéria prima, equipamentos mais automatizados, melhoria na qualidade e menos retrabalho” complementou Juliana.

Além disso, por meio da conectividade completa e do serviço de manutenção remota BOBST HELPLINE PLUS a Gráfica Gonçalves garante que seus equipamentos tenham o melhor desempenho com tempo mínimo de inatividade. “Por representar um custo considerável, algumas empresas acabam deixando assuntos como manutenção e treinamento em segundo plano, mas é fundamental que haja um trabalho robusto e contínuo nesse sentido” conta Juliana.   

“Vivemos uma nova realidade de mercado em que consumidores mais conscientes e exigentes demandam cada vez mais das marcas que compram. A nova visão da BOBST para a indústria de embalagens abrange toda a cadeia produtiva, desde matérias primas até seu descarte pelo consumidor final, buscando apoiar, através de seus equipamentos e serviços, os desafios de cada etapa percorrida por uma embalagem” informou Eduardo Petroni, CEO da Bobst Latinoamerica do Sul. “Acompanhamos a Gráfica Gonçalves há muitos anos e evoluímos junto com ela para oferecer a solução que lhe perimitisse atender às crescentes exigências dessa cadeia” finalizou ele.
“A BOBST é sem dúvida um de nossos parceiros mais estratégicos e há mais de 40 anos contamos com suas inovações. Durante todos esses anos, nunca nos deixaram na mão. A BOBST faz parte da nossa história, assim como nós fazemos parte da história da BOBST no Brasil” declarou Paulo Gonçalves, CEO da Gráfica Gonçalves, ao final do evento de inauguração. 

Sobre a BOBST


Somos um dos principais fornecedores mundiais de equipamentos e serviços de conversão, impressão e processamento de substratos para as indústrias de etiquetas, embalagens flexíveis, cartão e papelão ondulado.
Fundada em 1890 por Joseph Bobst em Lausanne, Suíça, a BOBST está presente em mais de 50 países, administra 15 instalações de produção em 8 países e emprega mais de 5.500 pessoas em todo o mundo. Mantém unidade produtiva no Brasil desde 1974. A empresa registrou um faturamento consolidado de 1,636 bilhão (em francos suíços) para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2019.