LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS

A reunião do Grupo Empresarial de Sustentabilidade da ABIGRAF-SP, realizada no dia 17 de janeiro, teve como tema principal o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, apresentado por Ricardo Lopes Garcia, Especialista em Meio Ambiente da FIESP. 

Ricardo Lopes Garcia esclareceu que em 23 de maio de 2017 foi firmado o Termo de Compromisso para Logística Reversa de Embalagens em Geral, tendo como “partes” a SMA - Secretaria do Meio Ambiente, CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e diversas entidades de classe, representando as empresas industriais, e, as entidades FIESP / CIESP, entre outras. Destacou ainda, que outras entidades de classe podem subscrever o Termo de Compromisso a qualquer tempo, condição para a participação das indústrias no Sistema.

O objetivo Sistema é estruturar um modelo alternativo para as empresas, com ênfase nas micro e pequenas, a fim de viabilizar o cumprimento das exigências das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, no que se refere à implantação de sistemas de logística reversa de embalagens após o uso pelo consumidor.

Trata-se de uma “parceria estratégica da Indústria com Operadores de coleta e reciclagem, utilizando tecnologia, transparência e escala para diminuir o custo sistêmico com responsabilidade socioambiental”, comentou Garcia.
O Diretor de Sustentabilidade da ABIGRAF-SP, Sr. Ricardo Coube, enfatizou a importância da ABIGRAF avaliar o tema, considerando os aspectos específicos do setor gráfico relacionado à logística reversa de embalagens pós-consumo.

Ricardo Coube agradeceu a Garcia pela apresentação aos representantes das empresas associadas à ABIGRAF-SP e pelos esclarecimentos das dúvidas levantadas na reunião. “Estamos à disposição e esperamos contar com a ABIGRAF como parte do Termo de Compromisso, atuando como mais um agente disseminador das informações”.