MORRE GEORG WIGAND SCHMIDT, SEGUNDO PRESIDENTE DA ABIGRAF-SC, AOS 95 ANOS

(Via ABIGRAF – SC)

A PARTIDA DE UM PIONEIRO.

Em outubro, perdemos mais um notável guerreiro da causa associativista.

De poucas palavras e detentor do inconfundível sotaque de descendente alemão, Georg Wigand Schmidt era um homem de convicções fortes e carregava consigo uma parcela significativa da história gráfica catarinense e do associativismo no Estado. 

Natural de Joinville, ele iniciou na atividade gráfica em 1952, na Impressora Ypiranga, na qual foi proprietário e diretor. Schmidt esteve presente no evento que culminou na fundação da Associação Brasileira das Indústrias Gráficas (ABIGRAF Nacional) em 1965, teve participação decisiva na fundação do Sindicato das Indústrias Gráficas de Joinville (Sigraf Joinville), em 1971, e presidiu a Associação Brasileira das Indústrias Gráficas – Regional Santa Catarina (Abigraf-SC), no período de 1972 a 1975. Dedicou-se por muitos anos à Associação Empresarial de Joinville (onde ainda atuava como membro efetivo do Conselho Superior), Rotary e – em plenos 95 anos – ocupava a vice-presidência dos Bombeiros Voluntários de sua cidade.

Como legado de sua vivência associativista, o companheirismo e o conhecimento foram os motores de sua atuação. Um empreendedor nato e um sábio conselheiro!
Mesmo tendo deixado o setor há algum tempo, na lembrança do industrial gráfico, ficou a imagem do homem que, perto de completar um século de existência, ainda fazia questão de dirigir seu automóvel e viajar até o seu sítio em Campo Alegre.