ABIGRAF-SC pleiteia redução do ICMS para o setor gráfico no Estado

Nesta segunda-feira, 4 de junho, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional de Santa Catarina (Abigraf-SC), Cidnei Barozzi, e o presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas da Grande Florianópolis (SIGRAF), João Cardoso, estiveram na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) para solicitar o retorno da alíquota do ICMS em 12% para o setor produtivo.

Img 5737 (2)

De acordo com Barozzi, a Indústria Gráfica de Santa Catarina, vem perdendo mercado para empresas de outros estados e até mesmo de outros países por conta da falta de isonomia tributária interestadual. “Acreditamos que a redução da alíquota nos daria condições de equiparar nosso poder competitivo com o produto de outros Estados e do exterior, em especial, o segmento de embalagens, que funciona como uma espécie de termômetro da cadeia produtiva”, destacou.

O secretário da Fazenda, Paulo Eli, afirmou que o assunto está na pauta do Governo, mas depende de uma série de medidas. “Agora, estamos estudando caso a caso, para buscar soluções em conjunto. Nosso objetivo é estimular a competitividade, movimentando a cadeia produtiva catarinense”, declarou.

O pedido contou com o aval dos nove sindicatos patronais regionais da indústria gráfica no Estado. A Abigraf-SC representa um setor composto por 1.278 empresas gráficas e mais de 11 mil trabalhadores, em Santa Catarina.