Com estudos da ABIGRAF, novo boletim "News Paper", da Andipa, já está em circulação

A Associação Nacional dos Distribuidores de Papéis (Andipa) já está divulgando a edição nº 51 (julho/2016) de seu boletim informativo News Paper, que destaca a retomada das expectativas positivas pelo mercado, com a as mudanças na economia nos últimos meses. De acordo com Vitor Paulo de Andrade, presidente do conselho Diretor da Andipa, os indicadores da economia em geral mostraram resultados ruins no anto anterior e nos primeiros meses deste ano, mas já existem sinais de recuperação das atividades, tanto na produção, quanto nas vendas domésticas de papéis, e ainda na indústria gráfica.

Nessa perspectiva, o informativo traz uma análise do desempenho da indústria gráfica no último trimestre, revelando que a exportação de impressos cresceu, a importação recuou, deixando saldo positivo na balança comercial e o resultado da produção física foi melhor que o que esperado. Os dados são da ABIGRAF Nacional e mostram que, depois de fechar 2015 com queda na produção física de 13,9%, o setor mostrou um sinal de alento: em relação ao quarto trimestre do ano passado houve crescimento de 4,5%, descontado o padrão sazonal.

A ABIGRAF também participou com dados do setor em matéria que fala sobre o comércio global de impressos, mostrando como está hoje a balança comercial da indústria gráfica, quem são os principais fornecedores estrangeiros e os maiores compradores de produtos brasileiros.

O boletim traz, ainda, uma cobertura da participação brasileira na Drupa 2016, os atuais avanços do Sistema de Reconhecimento e Controle das Operações com Papel Imune e uma matéria sobre as ações da Two Sides Brasil em parceria com o SESI-SP.

A publicação está disponível no site da Andipa.