Designer cria projeto de impressão de arte em 3D voltado para deficientes visuais

O avanço da tecnologia tem melhorado o acesso a obras de arte para pessoas com deficiência visual. Hoje em dia, alguns museus possuem visitas monitoradas e com descrição das obras, mas algo ainda melhor está por vir.

Pensando nos portadores de deficiência, o designer Marc Dillon criou o projeto “The Unseen Art”, que tem como objetivo usar a tecnologia de impressão em 3D para que pessoas com deficiência visual possam conhecer obras clássicas também pelo tato.

Serão criados modelos gratuitos em 3D que poderão ser impressos em qualquer lugar do mundo para que possam ser exibidos em museus, ou até mesmo na residência de algum interessado.

A impressão é realizada com o uso de uma fotografia em alta resolução da pintura. Usando um software de modelagem 3D, a obra é criada com profundidade e detalhes que possam ser sentidos por deficientes visuais. Com impressoras 3D, os modelos podem ser criados em diferentes materiais como plástico, metal, arenito, resina, cerâmica.

O projeto estava em fase de captação de recursos pela plataforma “Indiegogo”, mas se encerrou antes de atingir a meta. Mesmo assim, o idealizador do projeto se mantém buscando apoiadores e artistas para que possa ajudar na impressão de outras obras. Até agora, apenas “Mona lisa”, de Leonardo da Vinci, está concluída.

Para mais informações, visite o site: http://www.unseenart.org/

Superinteressante