Tecnologia Gráfica, pioneira no uso do Mosaic

Pela primeira vez no Brasil o software Mosaic, da HP Indigo, está sendo usado em um produto editorial. Cada exemplar da edição histórica da revista Tecnologia Gráfica traz uma versão diferente da obra Composição Geométrica #1, de Antonio Peticov, replicada em mais de 5.000 capas exclusivas e numeradas.

30   Hp Mosaic

Clique aqui para ver o vídeo em que aparece parte da produção das capas.

A partir da imagem original, o HP Smart Stream Designer com Mosaic gera instantaneamente imagens únicas de acordo com padrões pré-estabelecidos randomicamente. O equipamento, no caso da Tecnologia Gráfica uma HP Indigo 5600, adquirida pela ArtSim (SP) em 2015, imprime as imagens normalmente, sem redução de velocidade. O resultado é a produção de impressos únicos, tanto para o mercado de embalagens quanto promocional e editorial. “Essa customização em massa visa a atender a demanda crescente das marcas em se comunicar de maneira exclusiva com seus clientes, principalmente com os millenials”, afirma Paulo Faria, gerente do segmento HP Indigo.

Como afirma o executivo, as aplicações são múltiplas, permitindo a criação de peças colecionáveis, que representam um trunfo para a marca ou o anunciante. Num dos primeiros e mais emblemáticos cases lançando mão do Mosaic, dois  milhões de garrafas de Coca- Cola foram decoradas com imagens únicas a partir de 23 padrões de base. Realizada em Israel em 2015, a campanha possibilitou aumento de 2,1% nas vendas e de 3% na preferência da marca.

Extrapolando a própria embalagem, os consumidores podiam ainda encomendar camisetas, bolsas, óculos e capas de telefone com as imagens que ilustravam as garrafas. “Quando se trata de embalagens, como caixas e rótulos, tudo o que se quer é a diferenciação na prateleira. Um¬ dos principais objetivos é sair do lugar comum e chamar a atenção do consumidor”, comenta Paulo Faria. Outra campanha de sucesso que também vem de Israel aconteceu em janeiro de 2016, envolvendo uma tradicional marca de chocolate local cujo logotipo, o desenho de uma vaca, é usado desde 1934. Para competir com as marcas importadas, o fabricante queria enfatizar o lançamento de barras de chocolate ao leite ainda mais macias por meio da embalagem. A ¬inovação aconteceu com a criação de um ¬milhão de embalagens únicas, que podiam ser dobradas pelo consumidor transformando-se em uma simpática vaquinha de origami. “O software permite que a identidade visual do produto seja mantida ao mesmo tempo em que se brinca com o design em volta dela. É ¬possível criar variações extremas ou sutis do desenho e das cores, dependendo do objetivo da campanha”, conta o gerente. Segundo Paulo Faria, em todo o mundo, grandes marcas já adotaram o uso do Mosaic em suas estratégias de comunicação e os clientes HP Indigo já podem dispor dessa tecnologia no Brasil.

www.hp.com/go/graphic-arts

Antonio Peticov

Antonio Peticov, 70 anos, é desenhista, gravurista, escultor e pintor. Com produção diversificada e obras espalhadas por museus de todo o mundo, utiliza conceitos da física e da matemática, relacionados ao espectro de cores e à luz. Entre seus trabalhos mais célebres está o mural Momento Antropofágico com Oswald de Andrade, instalado na estação República do metrô de São Paulo em 1990, em homenagem ao centenário do escritor.


Fonte: Revista Tecnologia Gráfica

Notícias Semelhantes