Fabio Arruda Mortara, Country Manager da Two Sides no Brasil, explana sobre as tendências da Indústria Gráfica e as iniciativas sustentáveis para o setor durante eventos na Federação das Indústrias do RN
Com o objetivo de apresentar as iniciativas da Two Sides aos empresários gráficos potiguares e visando incentivar uma indústria de papel mais sustentável, o Sindicato das Indústrias Gráficas do Rio Grande do Norte (Singraf-RN) teve a iniciativa de convidar Fabio Arruda Mortara, Country Manager da Two Sides no Brasil, a participar de dois eventos na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).
No dia 7 de abril – às 17h, no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria – Fabio Mortara palestrou na 1ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação sobre o seguinte tema: “Por que imprimir em papel é sustentável e confiável?”. O evento, que contou com o apoio do Singraf-RN, foi promovido pelo projeto Casa das Palavras, reunindo professores da rede pública e privada e autores infantojuvenis potiguares e suas editoras. “Me sinto bastante feliz pelo convite a participar da 1ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação e por ter a oportunidade de mostrar a sustentabilidade na comunicação impressa, combatendo a ideia de que o papel não é uma alternativa sustentável de comunicação”, comenta Mortara.
No mesmo dia, às 19h, o Country Manager da Two Sides no Brasil realizou um bate papo exclusivo com os empresários gráficos potiguares, apresentando a Two Sides e oportunizando a troca de informações sobre a atual situação da indústria gráfica brasileira. Fabio Mortara é considerado uma grande referência na indústria gráfica nacional como ex membro dos Conselhos Editoriais das revistas ABIGRAF e Tecnologia Gráfica e Publish, também ocupou o cargo de presidente executivo da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e foi presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica e da Confederação Latino Americana da Indústria Gráfica (CONLATINGRAF).
“O bate papo com os empresários gráficos potiguares foi de grande importância para discutirmos sobre o setor e explanarmos sobre as tendências da indústria gráfica nacional”, finaliza Fabio Arruda.
Two Sides
Há dois mil anos, o papel e a comunicação impressa são de extrema importância para a humanidade e, mesmo em um mundo multimídia, continuam a ser muito eficazes e atrativos. Visando a sustentabilidade na indústria da comunicação impressa e do papel, a Two Sides foi criada na Inglaterra em 2008 após consultorias com parceiros importantes. A organização – responsável por avaliar por meio de pesquisas de mercado a opinião popular sobre a imagem da sustentabilidade da indústria do papel – cresceu bastante ao longo dos anos e posicionou-se como uma fonte acessível de informações confiáveis, ganhando membros em diversos países. Atualmente, ela está presente em cinco continentes.
A Two Sides tem como objetivo minimizar e reduzir o impacto ambiental de suas atividades de forma que contribuam para o desenvolvimento sustentável. A organização apoia e encoraja o manejo de florestas certificadas, bem como a aquisição de matérias-primas de fontes gerenciadas de forma sustentável, a redução de impactos negativos dos resíduos ambientais eliminados e a minimização dos resíduos e o uso de água e energia.