02 de maio de 2017

Impactos da legislação tributária no setor

O Sistema SIGRAF/ABIGRAF-RJ promoveu, no dia 23 de abril, no SENAI Maracanã, a palestra “As Alterações recentes na Legislação Tributária e seus reflexos no Setor Gráfico”, com o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consultor tributário, Rodolfo de Castro Sousa Filho.

Na ocasião, os participantes puderam entender e tirar todas as dúvidas sobre a Lei Complementar 157, de 29/12/2016, que trata das alterações na legislação do ISS e delimita os campos de incidência deste imposto e do ICMS, com impactos no Setor Gráfico. Rodolfo também abordou questões controversas nas apurações do IRPJ, CSLL, IPI e ISS.

Noticias Relacionadas

01 de outubro de 2026

Com apoio da Abigraf, aula magna do PrintLeaders Innovation Business School acontece no dia 8 de outubro, na sede do Google Brasil

Com apoio da Abigraf, o PrintLeaders Innovation Business School terá aula magna no dia 8 de outubro, das 9h30 às 17h30, na sede do Google Brasil, em São Paulo, em parceria com a MadeinWeb e o Google.

Leia mais
01 de outubro de 2026

Abitec anuncia curso “Indicadores que impactam: OEE como ferramenta de competitividade gráfica”, com Kesler Santos

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a Abitec realizará o curso “Indicadores que impactam: OEE como ferramenta de competitividade gráfica”, ministrado por Kesler Santos.

Leia mais
01 de outubro de 2026

O novo episódio da TV Abigraf PrintCast traz Simone Rossi para o centro da conversa!

Nesta semana, a TV Abigraf PrintCast recebeu Simone Rossi, consultora de vendas da Quimagraf, especializada no mercado gráfico, com experiência nos segmentos de máquinas de impressão offset, digital e acabamento, área em que possui maior domínio.

Leia mais