15 de agosto de 2016

Sucessão familiar

Ser dono do próprio negócio e vê-lo prosperar é o sonho de muita gente. Após ter o plano realizado e concretizado, chega a hora de se aposentar e passar o bastão para dar continuidade ao que foi construído. Em mais uma palestra do Espaço Escolar Experience da Feira Escolar Office Brasil, Domingos Ricca, sócio-diretor da Ricca & Associados e da Revista Empresa Familiar, falou sobre a sucessão familiar nas papelarias.

O primeiro passo neste processo de transição, segundo o especialista, é o gestor avaliar qual o melhor caminho para a empresa, algo que pode ser bem difícil quando é necessário conciliar os papéis de marido, pai e empreendedor. Porém, mais do que se preocupar em ensinar os jovens as técnicas de gestão, é preciso deixar o sucessor preparado com base nos quatro pilares de uma transição perfeita.

O primeiro pilar é a Palavra, e é tarefa do proprietário fazer com que o candidato entenda como as coisas funcionam ao lidar com funcionários e fornecedores, e que a palavra é o bem mais precioso que um empreendedor possui; o segundo deles é o pilar do carisma e da liderança, que geralmente é necessário ser lapidado – as pessoas precisam respeitar a pessoa por si e não pelo seu nome.

É preciso ainda conhecer a fundo o terceiro pilar, o da Cultura, que envolve o funcionamento da empresa e como ela chegou ao lugar em que está. Tendo consciência do valor da empresa, vem o quarto e último pilar, o da Perseverança, que será fundamental para os momentos de dificuldade que chegam em qualquer empreendimento e exigem muita paciência e sacrifício para serem superados.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais