17 de dezembro de 2015

Copagrem fecha o ano em grande estilo

O Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem (Copagrem), que tem coordenação do SINDIGRAF-SP, fechou o ano com reunião em 30 de novembro, na sede da Fiesp. A reunião foi presidida por Fabio Arruda Mortara e contou com exposição do gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, Guilherme Renato Caldo Moreira. Com o tema “Olhando além da crise — O que esperar da economia brasileira para os próximos anos”, ele afirmou que os caminhos escolhidos para promover o crescimento no passado recente agravaram problemas estruturais do país e que a retomada do desenvolvimento não está próxima e será capitaneada por setores que se caracterizam pela grande exportabilidade dos produtos, folha de pagamento alta e cadeia produtiva longa. Em seguida, o presidente do Snel, Marcos Pereira da Veiga, traçou um painel do setor livreiro.

Segundo ele, a percepção reinante de que livro é um produto caro impede o repasse da inflação para o custo final, achantando as margens das editoras. Ele disse ainda que o Brasil possui uma livraria para cada 65 mil habitantes, enquanto o recomendado pela ONU é de uma para cada 10 mil pessoas. O presidente da Abemd, Efraim Kapulski, discorreu sobre o conceito de “Marketing direto ou marketing-diálogo — O marketing orientado por dados e as ameaças da regulação de proteção de dados”. Seguiram-se apresentações dos grupos de trabalho — Valorização da Comunicação Impressa, Competitividade, Sustentabilidade e Tributação e Papel — e distribuição do calendário das de reuniões do Copagrem em 2016, previstas para 21 de março, 13 de junho, 22 de agosto e 7 de novembro. Para finalizar, o ganhador do Oscar Mundial de Mágica de 2014, Marco Zanqueta, surpreendeu os presentes com a palestra motivacional “A arte de sair do lugar comum”.

Noticias Relacionadas

02 de abril de 2026

Estão abertas inscrições para categoria Fornecedores no 22º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica

Com novidades na metodologia de apuração dos ganhadores, estão abertas até 29 de maio de 2026 as inscrições para a categoria Fornecedores do 22º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, realizado pelo Sigep/Abigraf-PR com auditoria do Senai-PR.

Leia mais
02 de abril de 2026

Power of Print 2026 está com inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para o Power of Print 2026 (PoP), uma realização da Two Sides Brasil, com correalização da Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), ESPM e PropMark.

Leia mais
02 de abril de 2026

Abigraf Nacional realiza visita à Canopus Química

No último dia 1º de abril, o gerente executivo da Abigraf, Rogério Camilo, conheceu a planta industrial da Canopus Química, em Diadema (SP), fabricante de tintas e vernizes para uso na indústria gráfica com atuação em todo o Brasil.

Leia mais