30 de junho de 2015

Frente aos maiores do mundo

Em junho, o presidente da ABIGRAF Nacional, Levi Ceregato, juntamente com o presidente e a diretora financeira do SINDIGRAF-SP, Fabio Arruda Mortara e Beatriz Bignardi, estiveram na reunião anual da World Print & Communication Forum (WPCF), encontro mundial promovido pela Federação Europeia para Impressão e Comunicação Digital (Intergraf), que congrega 23 entidades e associações nacionais de vinte países da Europa. Na ocasião, constataram que, no Brasil, o setor possui maquinário e competência técnica compatíveis com os padrões internacionais. “No entanto, perdemos em competitividade até mesmo para a Europa, em função de custos de insumos, problemas de logísticas e inflexibilidades trabalhistas e tributárias”, diz Ceregato. O WPCF conta hoje com 17 integrantes, incluindo Conlatingraf e ABIGRAF Naciona, e tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e o diálogo entre entidades, fornecedores e clientes, de modo a incentivar o desenvolvimento da comunicação impressa e das indústrias conexas em todo o mundo. “O Brasil, como player mundial, não poderia ficar de fora”, afirma Mortara.

Dentre os números apresentados no evento, vale destacar que o Brasil, com 20.630 gráficas, tem um PIB gráfico de US$ 19,461 milhões, superior, por exemplo, ao da Índia, que faturou US$ 14 milhões, com 250 mil gráficas – uma grande diferença, mesmo descontando o fato de os números brasileiros serem de 2014, e os indianos, de 2012. Outra curiosidade, a exportação brasileira foi das que mais cresceram (4%), frente a Coreia (0,2%), Estados Unidos (-1%) e Japão (-2%). Mortara relatou ainda que a Europa, com exceção da Inglaterra, mostra dificuldade para se recuperar do impacto da crise de 2008, o que traz como consequência a queda no investimento.

Fechando a exposição, ele falou da indústria gráfica chinesa: “Naquele país, 56% do PIB gráfico – US$ 104,367 milhões por 151.322 empresas – são gerados por apenas 3% do setor. Embalagens tiveram crescimento acentuado e responderam por 75% da produção local em 2013, enquanto as publicações impressas corresponderam a cerca de 15% do total”.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais