09 de março de 2015

Conlatingraf avança em ações na América Latina

No último dia 25 de fevereiro, a Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), reuniu, em Miami, presidentes e representantes de associações de diversos países da América Latina e também dos Estados Unidos. Presidida por Fabio Arruda Mortara, a Conlatingraf avança em temas relevantes para a melhoria do ambiente de negócios para o empresário gráfico de todos os países do continente.

A presença de Gustavo Morales, ex-presidente da confederação e atual presidente da Associação da Indústria Gráfica do Paraguai – AIGP, referendou a continuidade e fortalecimento das ações propostas na refundação da Conlatingraf, conduzida por ele em 2012.

Foram discutidos temas como Comunicação, Programas Internacionais para Produção Limpa, Revisão do Regulamento do Prêmio Theobaldo De Nigris, Adesão de outros países, troca de Experiências de Boas Práticas.

O presidente da Printing Association of Florida (PAF), George Ryan, realizou uma apresentação sobre o cenário americano e a realidade das gráficas nos Estados Unidos. Também aproveitou para comentar as ações que a Graphics of the Americas – GOA 2015 iria realizar nos três dias do evento. O presidente do conselho da Andigraf, Manuel Fabian Ruiz Laverde colaborou na apresentação, uma vez que conhece o funcionamento do mercado americano.

O vice-presidente de Marketing e Comunicação da Conlatingraf, Héctor Cordero, e o vice-presidente de Concursos e Prêmios, Igor Archipovas, apresentaram conjuntamente a proposta de alteração e adequação do logotipo da entidade, que passará a incorporar o ano de fundação; o novo site, www.conlatingraf.net, totalmente remodelado; e os materiais de comunicação que foram totalmente reformulados e já estão disponíveis em inglês e espanhol. Foi apresentado ainda o projeto para o Congresso Latino-Americano, bem como a proposta de revisão do regulamento do Prêmio Theobaldo De Nigris, que incorporou pequenas atualizações necessárias ao acompanhamento das mudanças no mercado gráfico internacional.

A Conlatingraf também está sistematizando os dados econômicos de todos os países, e o vice-presidente de Estatísticas e Estudos Econômicos, Wagner J. Silva, apresentou uma consolidação dessas informações e reforçou a importância da constante atualização dessa base. Em sua conclusão, afirmou que, com isso, a entidade efetivamente passa a ser vista como um bloco econômico de importância para as economias mundiais.

Roberto Tapia, 1º vice-presidente, contribuiu significativamente com temas relevantes para o desenvolvimento da indústria gráfica em toda a América Latina, trazendo experiências de seu país, o Chile, e sua ampla experiência junto à própria Conlatingraf.

Antonio Hernández, vice-presidente de Capacitação, colocou em avaliação o Programa Internacional para Produção Limpa, que propõe o desenvolvimento de uma publicação única, a ser utilizada por todas as gráficas da América Latina.

Mike Burgestein, diretor de Relações Internacionais da PAF/GOA, apresentou proposta para realização do Prêmio Theobaldo De Nigris que facilita a logística de envio de produtos e a participação dos vencedores no prêmio Benny, promovido pela Printing Industries of America.

A Afeigraf, representada por seu assessor Ismael Guarnelli, convidou a todos a estarem presente na Expo Print Digital 2015, que ocorre entre os dias 18 e 21 de março em São Paulo. Também aproveitou para evidenciar que a Expo Print, passará por uma reformulação em seu calendário de realização.

Estiveram presentes: Enrique Orozco e Maria Elena de Turcios (ACOACEIG), Jaime Ojeda Torrent , Rainer Wagner e Luís Nei Arias (IBF).

Noticias Relacionadas

29 de maio de 2025

Quem manda nos projetos de embalagem? Um debate sobre atribuições, valor e colaboração

Num setor cada vez mais orientado pela inovação e pela sustentabilidade, quem deve assumir a liderança no desenvolvimento de projetos estruturais de embalagem: o designer, o convertedor ou o dono da marca? Essa é a provocação que guia o sétimo episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, apresentado pela jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa.

Leia mais
29 de maio de 2025

Abigraf-MG, Sigemg e IEL realizam I Seminário da Indústria Gráfica Mineira

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional Minas Gerais (Abigraf-MG), Sindicato das Indústrias Gráficas de Minas Gerais (Sigemg) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizaram, nos dias 15 e 16 de maio, em Belo Horizonte, o I Seminário da Indústria Gráfica Mineira.

Leia mais
29 de maio de 2025

Diretor da Abigraf-MG e do Sigemg é homenageado com Medalha do Mérito Industrial

No último dia 22/05, o diretor da Abigraf-MG e do Sigemg, e sócio da Gráfica Silva Lara, Sr. Geraldo Gilberto de Oliveira Pinto (conhecido como Betinho), foi agraciado com a Medalha do Mérito Industrial pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) representando o setor gráfico do estado.

Leia mais