08 de agosto de 2022

Abigraf-RS completa 55 anos de história em prol das gráficas gaúchas

A regional da Abigraf no Rio Grande do Sul completou mais de meio século de história, em 28 de julho. Essa trajetória vitoriosa foi construída pelo belo trabalho desenvolvido por seus presidentes, demais lideranças gráficas e equipe nas mais de 10 gestões das diretorias da entidade.

Foram 55 anos de muita luta e conquistas em prol dos interesses do setor, sempre pautados pela busca de crescimento, progresso e inovação para a indústria gráfica gaúcha. Essa representatividade se deve também pela união e confiança depositada pelas suas empresas associadas.

A Abigraf-RS foi o primeiro braço estadual da Abigraf Nacional a ser fundado no país. A regional gaúcha foi criada com o objetivo de unir os empresários gráficos, ampliando sua visão de negócio e representatividade.

Graças à forte atuação do empresário gráfico gaúcho, Henry Victor Saatkamp, que presidiu a Abigraf-RS entre 1967 e 1986, foi fundada a Confederação Lationoamericana da Indústria Gráfica (Conlatingraf) em 1967.

Outro fato importante foi a criação do Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, em 2005. Em sua 16º edição, o concurso destaca e reconhece o que de melhor é produzido no estado. A premiação deve ser retomada em 2023.

“Os associados ainda contam com vantagens exclusivas em outros concursos, eventos e convênios, entre outras ações. O associativismo também se faz presente na participação da nossa diretoria em diversas programações, assim como reuniões para o debate de assuntos importantes, como o aumento de insumos e a valorização da indústria gráfica, além de outros projetos. Juntos somos mais fortes”, ressalta o atual presidente, Roque Noschang.

Noticias Relacionadas

16 de abril de 2026

ABIGRAF Minas e o SIGEMG iniciam agenda com governo de minas para fortalecer o setor gráfico mineiro

A diretoria da ABIGRAF-MG e do SIGEMG deu o pontapé inicial em uma agenda estratégica para atender às demandas do setor gráfico mineiro. Na última quarta-feira (15/04), as entidades receberam representantes do Governo do Estado para discutir desafios e oportunidades da indústria gráfica.

Leia mais
16 de abril de 2026

Caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS leva 27 empresas para a Expo Print 2026

Mais de 100 gaúchos estiveram na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que ocorreu de 24 a 28/03, na Expo Center Norte, em São Paulo. Pela caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS foram 27 empresas, de diversas regiões, que visitaram a feira entre 25 e 27/03. 

Leia mais
16 de abril de 2026

Ibá, Metrô de SP e Abigraf transformam estações em ‘bibliotecas vivas’ no Dia Mundial do Livro

No próximo dia 23 de abril, quem transitar pelas principais estações do Metrô de São Paulo encontrará um inesperado respiro literário em meio ao fluxo acelerado da capital.

Leia mais