08 de agosto de 2022

Abigraf-RS completa 55 anos de história em prol das gráficas gaúchas

A regional da Abigraf no Rio Grande do Sul completou mais de meio século de história, em 28 de julho. Essa trajetória vitoriosa foi construída pelo belo trabalho desenvolvido por seus presidentes, demais lideranças gráficas e equipe nas mais de 10 gestões das diretorias da entidade.

Foram 55 anos de muita luta e conquistas em prol dos interesses do setor, sempre pautados pela busca de crescimento, progresso e inovação para a indústria gráfica gaúcha. Essa representatividade se deve também pela união e confiança depositada pelas suas empresas associadas.

A Abigraf-RS foi o primeiro braço estadual da Abigraf Nacional a ser fundado no país. A regional gaúcha foi criada com o objetivo de unir os empresários gráficos, ampliando sua visão de negócio e representatividade.

Graças à forte atuação do empresário gráfico gaúcho, Henry Victor Saatkamp, que presidiu a Abigraf-RS entre 1967 e 1986, foi fundada a Confederação Lationoamericana da Indústria Gráfica (Conlatingraf) em 1967.

Outro fato importante foi a criação do Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica, em 2005. Em sua 16º edição, o concurso destaca e reconhece o que de melhor é produzido no estado. A premiação deve ser retomada em 2023.

“Os associados ainda contam com vantagens exclusivas em outros concursos, eventos e convênios, entre outras ações. O associativismo também se faz presente na participação da nossa diretoria em diversas programações, assim como reuniões para o debate de assuntos importantes, como o aumento de insumos e a valorização da indústria gráfica, além de outros projetos. Juntos somos mais fortes”, ressalta o atual presidente, Roque Noschang.

Noticias Relacionadas

05 de março de 2026

Estão abertas inscrições para o curso da Abitec “Otimização do Processo Offset: Redução de Desperdícios através do Controle de Variáveis”

A Abitec anuncia o início de sua agenda de cursos voltados à atualização e capacitação do setor de impressão em várias áreas e aplicações.

Leia mais
05 de março de 2026

Atenção, gráficas de São Paulo! Separem suas peças para a 7ª edição do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler!

A Abigraf-SP já começou os preparativos para a realização de mais uma edição de sucesso do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler. Se você é gráfico e está no estado de São Paulo, comece a separar seus trabalhos para concorrer.

Leia mais
05 de março de 2026

Abigraf-RS e Sindigraf-RS realizam caravana para a ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026

Dezenas de empresários gráficos gaúchos marcarão presença na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que acontece de 24 a 28/03 na Expo Center Norte, em São Paulo.

Leia mais