19 de dezembro de 2014

Evento prestigiado encerra o ano da indústria gráfica

No mesmo dia 16 de dezembro, na sede da Fiesp, ABIGRAF Nacional, ABTG, ABIGRAF-SP e SINDIGRAF-SP ofereceram almoço de confraternização para empresários do setor e representantes de instituições de relacionamento da indústria gráfica. A abertura coube ao presidente do Conselho da ABTG, Reinaldo Espinosa, que chamou a atenção para que a indústria gráfica participa do dia a dia das pessoas e traz benefícios intangíveis para suas vidas.

O empresário Mário Cesar de Camargo representou o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e falou sobre a responsabilidade da indústria como geradora de emprego, serviços, renda e tecnologia, ressaltando que, nesses quesitos, a indústria gráfica tem se comportado de forma exemplar.

O deputado estadual Fernando Capez (SP) previu um 2015 difícil para a indústria e ressaltou a necessidade de propostas que favoreçam o crescimento econômico e o desenvolvimento do estado e do país.

O presidente da ABIGRAF Nacional, Levi Ceregato, pronunciou-se, dando ênfase ao empenho da entidade, que congrega regionais em 22 estados, de trabalhar de modo próximo às autoridades, conciliando interesses comuns a todos com as peculiaridades e as necessidades das diferentes regiões.

Em nome da ABIGRAF-SP, o presidente Sidney Anversa Victor destacou a necessidade de a indústria se manter mobilizada para cobrar do governo a efetivação de medidas que revertam a atual situação do País, sem perder de vista o desejo de mudança legitimado por quase 50% do eleitorado nas urnas.

Fabio Arruda Mortara, presidente do SINDIGRAF-SP, fechou o ciclo de pronunciamentos expondo os esforços do Sindicato paulista em torno da união da cadeia produtiva, indispensável à criação de condições para o crescimento sustentável do setor, da promoção de um associativismo de qualidade e da defesa da sustentabilidade da comunicação impressa.

Durante o almoço, o publicitário Roberto Duailibi, sócio fundador da agência DPZ, considerada por muitos a “mãe” das agências brasileiras, pela qual passaram alguns dos maiores nomes da publicidade, como Washington Olivetto, Nizan Guanaes e tantos outros, realizou a palestra “Quem falou de sociedade sem papel?”.

Na apresentação, Duailibi fez um painel de previsões que pareciam certeiras, mas nunca se realizaram. De Bill Gates, que anteviu o rápido fim da prática de spam em 2004, a um certo Pai Jerônimo, apresentado em um cartaz prometendo amor e fortuna, o publicitário passeou por inúmeros exemplos de que profecias, como a do fim do papel e do impresso, devem ser pensadas com uma saudável dose de ceticismo.

Qualidade, aliás, que ele exercitou ao finalizar a palestra, dizendo que, ao longo dos anos, aprendeu que, quando se chega ao Natal com desconfiança e preocupação, quase sempre transformamos o ano seguinte em um período próspero. Que seja!

Dentre os presentes, além de membros das diretorias das entidades gráficas, estiveram ainda Dirceu Fumach, CEO da Bobst; Eduardo Chede, presidente da Abiea; Klaus Tiedemann, presidente da Afeigraf; Luiz Nei Arias, presidente da IBF; e Sílvio Maemura, presidente da Pitney Bowes Semco.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais