A economia capixaba cresceu 3% no segundo trimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). A alta foi impulsionada pelo bom desempenho dos setores de serviços e agronegócio.
A melhora na geração de empregos vem impactando todo o país. No segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021, o PIB nacional cresceu 3,2%, de acordo com o IBGE. O número foi resultado da performance dos setores de serviços (4,5%), indústria (1,9%) e agropecuária (-2,5%).
Desempenho dos setores
Na comparação entre o segundo trimestre de 2022 com o mesmo período do ano anterior, podemos destacar o bom desempenho do setor de serviços (5,9%), que cresceu pelo sétimo trimestre consecutivo. Sozinho, ele corresponde a 58,4% da economia capixaba.
Entre as atividades desenvolvidas pelo setor, a indústria registrou queda de 3,5%, explicada, principalmente, pelo cenário global. O recuo da indústria deve-se ao desempenho da indústria extrativa (-11,9%) e de transformação (-1,5%), que tiveram resultados negativos, enquanto energia e saneamento (8,7%) e construção (5,2%) cresceram no mesmo período.
No recorte da indústria da transformação, houve alta na fabricação de papel e celulose (18,5%) e na produção de alimentos (5,2%). Por outro lado, minerais não metálicos (-7,2%) e metalurgia (-5,6%) tiveram desempenho negativo.
Confira aqui a pesquisa completa.