03 de março de 2023

Já conhece o Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB27) ?

Com o objetivo de  promover a inovação, suporte técnico e a capacitação setorial, a Abigraf Nacional assume a coordenação e secretaria do Comitê Brasileiro de Normalização Setorial de Tecnologia Gráfica (CB-27), atuando na elaboração e revisão das normas técnicas do nosso setor.

O CB27 é credenciado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e patrocinado pelo Sindigraf-SP, com a função de elaborar Normas Técnicas para o setor gráfico brasileiro, além de participar de atividades de normalização de organizações internacionais, como o TC130 da ISO e o MERCOSUL.

As Normas facilitam a produção, criando procedimentos de trabalho, otimizando tempo e dinheiro, minimizando desperdício de recursos naturais, e possibilitando a importação e exportação, além de garantirem a qualidade e segurança dos produtos e serviços que chegam até o consumidor. A indústria gráfica também se beneficia com a aplicação de Normas, como a ABNT NBR ISO 9001 Gestão da Qualidade ou a série ISO 14000 Gestão Ambiental.

Para desenvolver essas Normas específicas a ABNT conta com o trabalho do CB-27, que já desenvolveu mais de 70 Normas técnicas voltadas para o setor gráfico brasileiro, além de participar do desenvolvimento de Normas internacionais.

Fique ligado, em breve compartilharemos a agenda de cada comissão e o andamento de seus respectivos trabalhos.

Noticias Relacionadas

16 de abril de 2026

ABIGRAF Minas e o SIGEMG iniciam agenda com governo de minas para fortalecer o setor gráfico mineiro

A diretoria da ABIGRAF-MG e do SIGEMG deu o pontapé inicial em uma agenda estratégica para atender às demandas do setor gráfico mineiro. Na última quarta-feira (15/04), as entidades receberam representantes do Governo do Estado para discutir desafios e oportunidades da indústria gráfica.

Leia mais
16 de abril de 2026

Caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS leva 27 empresas para a Expo Print 2026

Mais de 100 gaúchos estiveram na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que ocorreu de 24 a 28/03, na Expo Center Norte, em São Paulo. Pela caravana da Abigraf-RS e do Sindigraf-RS foram 27 empresas, de diversas regiões, que visitaram a feira entre 25 e 27/03. 

Leia mais
16 de abril de 2026

Ibá, Metrô de SP e Abigraf transformam estações em ‘bibliotecas vivas’ no Dia Mundial do Livro

No próximo dia 23 de abril, quem transitar pelas principais estações do Metrô de São Paulo encontrará um inesperado respiro literário em meio ao fluxo acelerado da capital.

Leia mais