No dia 8 de março, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Abigraf promoveu, com apoio do podcast Ondas Impressas, o Bate-papo Online Mulheres da Indústria Gráfica.
O encontrou reuniu seis gestoras de empresas gráficas: Beatriz Bignardi (Bignardi/Jandaia), Cristhine Samorini (Grafitusa/Findes), Juliana Sivieri Gonçalves (Gonçalves), Lorena Depizzol (Ingral), Fernanda Casquel (Brogotá) e Graziele Cler (Walprint). A roda de conversa foi mediada pela jornalista Tânia Galluzzi (Ondas Impressas/Revista Abigraf).
Durante duas horas, o grupo discutiu diversos assuntos, interagindo com as mais de 100 pessoas que acompanharam o evento. Na pauta, desde o incentivo por uma maior participação da mulher no setor, tanto na produção quanto em cargos de liderança, até formas para atrair os jovens para a indústria gráfica.
Assuntos delicados não ficaram de fora. O encontro abriu espaço para o debate sobre igualdade salarial e assédio moral e sexual.
E o bate-papo já rendeu os primeiros frutos. Será aberta uma turma do Curso de Qualificação em Impressão Offset exclusiva para mulheres, na Escola Senai Barueri, em São Paulo, com aulas aos sábados. O curso é gratuito e tem duração de 200 horas. A Abigraf Nacional também se mobilizou e está criando o Abigraf Mulher, grupo para discutir as questões pertinentes à participação feminina na indústria gráfica.