23 de fevereiro de 2024

Trabalha no segmento de livros? Então não perca o curso “Negócio do livro: das responsabilidades e obrigações da gráfica”!

No dia 26 de março, das 9h30 às 11h30, a ABIGRAF Regional São Paulo realizará um curso imperdível para todas as empresas de impressão que atuam no segmento editorial e do livro.

Ministrado por João Scortecci, Presidente da ABIGRAF – SP e que possui mais de 40 anos de experiência como escritor, editor, gráfico e livreiro no segmento, o curso “O negócio do livro: das responsabilidades e obrigações da gráfica” tratará, de modo claro e objetivo, de alguns dos pontos mais importantes para o conhecimento do mercado e do processo de impressão do livro no Brasil, incluindo características, desafios, legislação e demandas do mercado editorial e de sua cadeia produtiva, o trabalho com autores independentes e as autopublicações, tipos de contrato, autorizações e licenças, questões relacionadas ao Domínio público, Direito autoral e a Inteligência Artificial, proteção de guarda de originais, papel imune, impressão sob demanda e baixas tiragens, e muito mais!

O curso é gratuito e acontecerá no auditório da sede da Abigraf, na Rua do Paraíso, 529, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever pelo formulário do link https://bit.ly/3Pg5s1p

Noticias Relacionadas

30 de abril de 2026

Artigo: Fórum de Sustentabilidade em Embalagem e Consumo: entre a regulação europeia e a realidade da indústria gráfica brasileira

Participar do Fórum de Sustentabilidade, promovido pela ABRE, foi antes de tudo, um exercício de alinhamento entre duas realidades. De um lado, o avanço regulatório europeu com o Packaging and Packaging Waste Regulation (PPWR), que entra em vigor em agosto de 2026, e suas exigências de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR), design para reciclabilidade e rastreabilidade por blockchain.

Leia mais
30 de abril de 2026

Abitec realiza curso “Como desenhar a estratégia comercial que gera resultados consistentes”, com Ricardo Martins

Nos dias 19 e 21 de maio, das 19h às 21h, a Abitec realizará o curso “Como desenhar a estratégia comercial que gera resultados consistentes”, com o consultor Ricardo Martins.

Leia mais
30 de abril de 2026

Brasil ocupa status inédito na 1ª Reunião Anual do Technical Comitee (TC) 130 de Tecnologia Gráfica

De 20 a 24 de abril, aconteceu em Paris a 1ª Reunião Anual do Technical Comitee (TC) 130 de Tecnologia Gráfica de 2026. Com a presença de Bruno Mortara, representando o Brasil, foram discutidos aspectos referentes à norma ISO 12647-2, trazendo avanços significativos para a conclusão de divergências para publicação final, prevista para o início de 2027.

Leia mais