Em fevereiro, o consultor Hamilton Terni Costa tornou-se o primeiro brasileiro a produzir um artigo para a Drupa, maior evento da indústria gráfica mundial que acontecerá neste ano, de 28 de maio a 7 de junho no Messe Düsseldorf, Alemanha. O convite, para contribuir com o articulista convidado, partiu da própria organização do evento.
O texto, publicado no site oficial do evento (que pode ser conferido neste link https://www.drupa.com/cgi-bin/md_drupa/lib/pub/tt.cgi?oid=51355&lang=2&ticket=g_u_e_s_t) tem o título “Unleashing the Power of Advanced Services in drupa 2024” ou “Liberando o poder dos serviços avançados na Drupa 2024”, no qual Hamilton destaca que o evento deste ano deve ser marcado não apenas por novas tecnologias de impressão por parte dos fabricantes, como também pelo avanço dessas empresas no setor de serviços junto aos clientes, oferecendo participação mais ativa no desenvolvimento do negócio gráfico e indo além do hardware e software em si.
“O termo ‘serviço’ pode ser interpretado de diversas maneiras. Pode denotar uma ação bem executada (“sua entrega foi no prazo, bom atendimento”) ou referir-se a uma atividade (design, controle de qualidade, atendimento). O serviço está no centro da economia atual, à medida que os fabricantes passam de centrados no produto para centrados no serviço. Essa transição envolve oferecer produtos como serviços ou desenvolver serviços a partir de seus produtos, realizando uma transformação interna e uma mudança de mentalidade nas organizações industriais tradicionais, conhecida como processo de ‘servitização’”, destaca Hamilton, em seu texto.
Hamilton Terni Costa é hoje consultor sênior da AN Consulting e do Ciglat, autor de diversas publicações sobre tendências, tecnologias e gestão para o segmento gráfico e analista de mercado.