10 de maio de 2024 Sem categoria

Fedrigoni divulga seu balanço de desempenho para 2023

O Grupo Fedrigoni – entre as maiores empresas do mundo no setor dos rótulos e dos materiais autoadesivos de qualidade superior, dos papéis especiais, das embalagens de luxo e outras soluções criativas, de RFID e outras soluções relacionadas – encerrou 2023 com um faturamento proforma de 1,8 bilhões de euros (os dados proforma incluem a contribuição de 12 meses da Tageos e Arjowiggins China e excluem o negócio de materiais para escritório, atualmente à venda), com uma queda de 11% em relação aos resultados recordes de 2022 (2 bilhões de euros calculados na mesma área geográfica) mas com margens em aumento.
1 Os dados relativos ao 1Q 2024 devem ser considerados como preliminares, pois estão sujeitos a revisão e alteração.

De fato, o EBITDA proforma aumentou 8% dos 314 milhões de euros em 2022 a 338 milhões em 2023 (com um EBITDA Margin de 15,4% a 18,7%), demonstrando a solidez e a rentabilidade da empresa, apesar da flexibilização das vendas e dos volumes em ambos os negócios da multinacional.

Um dos principais fatores na estratégia de crescimento é a escala cada vez mais global do Grupo em termos de presença de escritórios e fábricas em 28 países e em termos de diversificação dos lucros, sendo 21% do mercado italiano, 49% da Europa e 30% do resto do mundo.

2024 iniciou com sinais de otimismo: o primeiro trimestre registrou um crescimento de volumes em ambas as unidades de negócio, com um lucro estimado em 470 milhões de euros, com um crescimento de 10,9% em relação ao 4Q 2023 e 2,4% em relação ao 1Q de 2023. O EBITDA estimado é de 81 milhões de euros, com um aumento de 5,7% em relação ao 4Q de 2023 e de 16,9% em relação ao 1Q de 2023. Os resultados dos últimos 12 meses também são positivos (abril de 2023 a março de 2024), com um lucro proforma estimado pelo Grupo em 1,825 milhões, um EBITDA proforma estimado em 356 milhões e um EBITDA margin equivalente a 19,5%.

Hoje, a Fedrigoni emprega 5.500 pessoas em 28 países, possui 73 fábricas e centros de corte e distribuição e mais de 25.000 produtos distribuídos em 132 países; é o principal player global em papéis especiais para embalagens de luxo e rótulos de qualidade superior para vinhos, o terceiro player mais significativo no mercado de rótulos autoadesivos e o segundo em papéis de arte e design.

“2023 foi um ano de grande volatilidade, determinado pela instabilidade geopolítica, excesso de estoque em muitas cadeias de valor e um contexto macroeconômico desfavorável”, comentou Marco Nespolo, diretor executivo da Fedrigoni. “Apesar disso, continuamos a ganhar quotas de mercado em todos os setores e em todas as áreas geográficas, encerrando o ano com resultados financeiros estáveis, e demonstramos  mais uma vez a resiliência do nosso modelo de negócios. A agilidade dos processos e a atenção à inovação, à sustentabilidade, à excelência dos produtos, à aproximação ao cliente e à aquisição de novas competências e tecnologias, suportadas pela experiência e paixão dos nossos funcionários, permitiram-nos reforçar ainda mais a nossa posição de player de referência a nível mundial. Olhando para 2024, acrescenta Nespolo, o primeiro trimestre teve um início positivo, com um aumento da demanda. Todavia, encontramo-nos ainda em um contexto de mercado fortemente volátil e de grande instabilidade política em razão dos conflitos mundiais nos quais agilidade e adaptabilidade são fundamentais: na nossa opinião, esse andamento anormal do mercado caracterizará os próximos anos, com grandes oscilações dos pedidos, portanto será necessária muita flexibilidade”.

O grande foco no plano industrial levou a Fedrigoni a não desistir das suas estratégias de crescimento, apesar da diminuição da demanda do ano passado. Entre o final de 2023 e os primeiros meses de 2024, foram concluídas quatro operações de M&A em três continentes e duas operações financeiras que melhoraram ainda mais a sólida estrutura patrimonial.

Com relação à estrutura de capital, no início do ano, a Fedrigoni concluiu com sucesso, e com condições mais favoráveis, o refinanciamento de um empréstimo obrigacional com taxa variável de 665 milhões de euros e aumentou de maneira significativa a própria liquidez através de uma operação de venda e relocação das próprias fábricas.

Essas operações financeiras permitiram liberar recursos e concluir mais rapidamente as M&A. O Grupo consolidou a aquisição do Centro de Pesquisa e desenvolvimento da Voiron na França e da fábrica da Arjowiggins China, especializada na produção de papéis translúcidos (ambas já fazem parte do Grupo Arjowiggins), e foram adquiridos alguns ativos da Mohawk, segunda empresa no setor dos papéis na América do Norte. Enfim, a Fredigoni adquiriu – no âmbito do seu programa de fundo de capital de risco – uma participação de minoria na SharpEnd, startup britânica especializada nas soluções IoT e relacionadas.

Sustentabilidade

A estratégia da Fedrigoni está focada em objetivos ambiciosos e no empenho constante para com a sustentabilidade, que vê como um dos maiores desafios aquele da transição energética, sendo objetivo do Grupo alcançar a neutralidade carbônica até 2050.

A abordagem da multinacional, denominada “Making Progress”, prevê um elenco de objetivos a serem alcançados até 2030, traçando de maneira rigorosa, granular e transparente todos os progressos: da redução de 30% das emissões de CO₂ (objetivo aprovado pela SBTI), ao consumo de água (com o objetivo de reduzir 10% em termos de captação, restituindo 95% de água limpa ao ambiente), da gestão dos resíduos sob o ponto de vista da circularidade total (objetivo zero resíduos enviados para o aterro sanitário), a uma oferta de produtos que prevê 100% de papéis especiais recicláveis certificados Aticelca e materiais autoadesivos apropriados para a reciclagem ou a reutilização certificados Recyclass. No âmbito social, a prioridade se refere à prevenção dos acidentes (em 2023, a nível de Grupo, o índice de frequência diminuiu 17,7%, passando de 13,3 para 11), a redução da diferença de gênero (para chegar a 35% de mulheres em cargos de diretoria) e a promoção de um ambiente inclusivo e de aprendizagem para os 5.500 funcionários da empresa.

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa internacional Ecovadis reconfirmou o Rating Platinum, que posiciona a Fedrigoni naquele 1% das empresas do mesmo setor industrial em termos de desempenho ESG, concedendo outro reconhecimento com a certificação de Líder na categoria Gestão do Carbono. Além disso, a S&P Global colocou o Grupo no Sustainability Yearbook 2024, que inclui apenas 8% das mais de 9.400 empresas avaliadas na Corporate Sustainability Assessment 2023.

Noticias Relacionadas

21 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

Fabriano fortalece sua presença nos EUA com produtos icônicos Made in Italy como parte de sua expansão global

  Grupo Fedrigoni irá aproveitar os 800 anos de história da marca e sua reputação de excelência para acelerar o seu crescimento na América do Norte A Fabriano, a marca italiana de papel conhecida por seus 800 anos de história […]

Leia mais
14 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

VinilSul realiza em São Paulo “Mundo CV” com a linha completa de impressão Epson para comunicação visual

  No próximo dia 19 de novembro, das 9h às 17h, a VinilSul realizará em seu showroom de São Paulo o open house “Mundo CV”, focado nas soluções de comunicação visual da Epson. O grande diferencial do evento é equalizar […]

Leia mais
28 de outubro de 2024 Mercado Gráfico

Fedrigoni apresenta o Colour Dimensions

  O Colour Dimensions é uma nova ferramenta que apresenta um sistema cromático completo reunindo todo o portfólio de papéis coloridos de luxo da Fedrigoni, subdivididos em cinco categorias, auxiliando designers a encontrar a melhor composição de cores para seus […]

Leia mais