13 de agosto de 2024 Mercado Gráfico

Evento Pós-Drupa apresenta as tendências e novidades para o segmento gráfico

 

Encontro foi realizado nos dias 6 e 8 em formato híbrido

 

 

Nos dias 6 e 8 de agosto, a ABIGRAF NACIONAL, o SENAI e a ABITEC realizaram, no Auditório do SENAI Theobaldo De Nigris, o evento Pós-Drupa 2024, reunindo especialistas e profissionais do setor gráfico para apresentar as novidades e tendências vistas na Drupa 2024, em Düsseldorf, Alemanha.

Com as boas-vindas dadas pelo Presidente da ABIGRAF Nacional, Julião Gaúna, pelo diretor técnico da ABITEC, Fabio Gabriel, e pelo diretor do SENAI. Elcio de Sousa, a primeira parte das apresentações iniciou no dia 6 repleta de muita informação e atualização sobre o que aconteceu no maior evento gráfico do mundo. Andrea Ponce (do SENAI) mostrou a evolução das principais tecnologias apresentadas na Drupa 2024, incluindo Inteligência Artificial, automação, integração de processos e a evolução da impressão digital. Na sequência, Enéias Nunes, também do SENAI, traçou a linha do tempo da evolução das tecnologias de impressão, desde os sistemas analógicos, até a expansão da impressão digital e da automação para diferentes aplicações dentro do universo gráfico.

Ricardo Sastre, da ABITEC, falou sobre as inovações e desenvolvimentos ligados à sustentabilidade para o mercado de embalagens, destacando que essa deve ser uma preocupação de todos da cadeia de produção.

Encerrando a noite, Valter Melo, da Canon, e Kesler Santos, da Heidelberg, apresentaram as respectivas novidades lançadas na Drupa 2024. Valter apresentou o portfólio anunciado pela Canon no evento, destacando aplicações diferenciadas como, por exemplo, uso de relevo para enobrecimento dos impressos por meio da tecnologia digital. Já Kesler apresentou os novos recursos do Prinect, solução da Heidelberg para integrar, de modo eficiente e transparente, todas as etapas da pré-impressão, impressão e acabamento.

No dia 8, o evento prosseguiu com muito mais informações sobre a Drupa 2024. Alexandre Keese, diretor da ExpoPrint Latin America e da Fespa Brasil, mostrou a evolução e as novidades para o segmento de grandes formatos e comunicação visual, incluindo automação, crescimento dos sistemas digitais e aplicações diferenciadas.

Em seguida, Elcio de Sousa apresentou questões importantes debatidas no Drupa Cube, como, por exemplo, os desafios da empregabilidade no setor (uma realidade tanto na Europa, quanto no Brasil), números com projeções para os próximos anos, e o uso da automação, tecnologia e a demanda por sustentabilidade nas aplicações de acabamento.

Encerrando a programação, Andrea Vichi, da ABITEC, destacou o amplo universo da impressão além do papel, ilustrando com aplicações especiais em outras mídias, como metais, tecidos etc.

Nas palestras dedicadas aos patrocinadores, Roni Montini (Durst) mostrou os lançamentos da empresa para o setor de comunicação visual em escala industrial, seguido por Alexandre Rodrigues (eProductivity Software) que apresentou um histórico da empresa como fornecedora de soluções para gestão de empresas gráficas, e por Eduardo Nieto (Konica Minolta) que falou sobre os destaques da fabricante japonesa na Drupa 2024, incluindo a AccurioLabel 400, solução para impressão digital de rótulos que também foi lançada aqui no Brasil.

Painel

Além das palestras técnicas, o último dia do Pós-Drupa 2024 contou com um painel especial de debates mediado pelo Fabio Gabriel, do qual participaram Fabiano Peres (Canon), Roni Montini (Durst), Kesler Santos (Heidelberg), Alexandre Rodrigues (eProductivity Software) e Eduardo Nieto (Konica Minolta). Os profissionais responderam a perguntas sobre a evolução da tecnologia digital, cuidados e análises sobre investimentos e como escolher o equipamento ideal, desafios para pequenas gráficas adquirirem novas tecnologias, inovações em software e em tecnologias offset, entre outras.

O Pós-Drupa 2024 teve patrocínio da Canon, Durst, eProductivity Software, ExpoPrint Latin America, Fespa Brasil, Heidelberg e Konica Minolta, e foi um Oferecimento do Sindigraf-SP com apoio da ABIGRAF Regional São Paulo.

 

 

Noticias Relacionadas

21 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

Fabriano fortalece sua presença nos EUA com produtos icônicos Made in Italy como parte de sua expansão global

  Grupo Fedrigoni irá aproveitar os 800 anos de história da marca e sua reputação de excelência para acelerar o seu crescimento na América do Norte A Fabriano, a marca italiana de papel conhecida por seus 800 anos de história […]

Leia mais
14 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

VinilSul realiza em São Paulo “Mundo CV” com a linha completa de impressão Epson para comunicação visual

  No próximo dia 19 de novembro, das 9h às 17h, a VinilSul realizará em seu showroom de São Paulo o open house “Mundo CV”, focado nas soluções de comunicação visual da Epson. O grande diferencial do evento é equalizar […]

Leia mais
28 de outubro de 2024 Mercado Gráfico

Fedrigoni apresenta o Colour Dimensions

  O Colour Dimensions é uma nova ferramenta que apresenta um sistema cromático completo reunindo todo o portfólio de papéis coloridos de luxo da Fedrigoni, subdivididos em cinco categorias, auxiliando designers a encontrar a melhor composição de cores para seus […]

Leia mais