21 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

Fabriano fortalece sua presença nos EUA com produtos icônicos Made in Italy como parte de sua expansão global

 

Grupo Fedrigoni irá aproveitar os 800 anos de história da marca e sua reputação de excelência para acelerar o seu crescimento na América do Norte

A Fabriano, a marca italiana de papel conhecida por seus 800 anos de história e seu know-how único, vem fortalecendo sua presença na América do Norte há vários anos. Com uma gama de produtos icônicos e inovações recentes, tornou-se um exemplo destacado da excelência Made in Italy. Agora, como parte de seu ambicioso plano industrial, o Grupo Fedrigoni pretende aproveitar a tradição e a reputação da marca, utilizada por alguns dos maiores artistas do mundo, como Michelangelo e Beethoven, para acelerar seu crescimento na América do Norte.

A Fedrigoni, referência mundial na produção de papéis especiais para embalagens de luxo e outras aplicações criativas, etiquetas autoadesivas, mídias gráficas para comunicação visual e soluções RFID, já está presente nos Estados Unidos por meio de sua subsidiária Mohawk, o segundo maior player de papéis especiais da América do Norte, que se juntou ao grupo este ano; Acucote, fabricante de etiquetas autoadesivas que faz parte do grupo desde 2021; e o distribuidor GPA.

A Fabriano busca fortalecer sua presença no mercado norte-americano, tanto nos setores de Belas Artes quanto nos de Hobby e Artesanato, nos quais a marca já está presente em milhares de pontos de venda com produtos de marca própria, bem como com marcas privadas. Além disso, a Fabriano também pretende desenvolver seu negócio de papelaria em livrarias e lojas de departamentos de alta qualidade.

“Fabriano, com seu portfólio distintivo de papéis para belas artes, desenho, papelaria e papéis de segurança, é um ativo importante no plano estratégico da Fedrigoni e também a expressão máxima da habilidade artesanal e da tradição centenária da região de Marche, berço do papel desde 1264”, confirma Jacques Joly, Diretor Geral da Fabriano.

“Há 760 anos, a Fabriano produz papel que muitas pessoas extraordinárias na história usaram diariamente nos campos da arte, literatura, música e publicação: Michelangelo Buonarroti, Ludwig van Beethoven, Gabriele D’Annunzio e Federico Fellini são apenas alguns dos artistas que escreveram, desenharam, anotaram e criaram em papéis produzidos pela Fabriano. Além disso, somos a única fábrica de papel no mundo que produz com os três processos: papel feito à mão, papel em máquina de molde e máquina Fourdrinier. Com uma produção totalmente italiana de produtos de alta qualidade, sinônimo de artesanato e autenticidade, estamos convencidos de que Fabriano continuará crescendo fortemente na América do Norte”, diz Joly.

A Fabriano tem trilhado um caminho de crescimento contínuo desde 2020, com investimentos acelerados (€60 milhões destinados a este segmento, de um total de €300 milhões investidos pelo grupo), o aumento da equipe de produção de 718 para 840 trabalhadores nos locais de produção de Marche, e a reorganização de toda a organização (marketing comercial, atendimento ao cliente, cadeia de suprimentos) para melhor atender a um mercado B2C, que tem necessidades diferentes do restante da empresa, atendendo não apenas públicos empresariais (gráficas, convertedores, designers, distribuidores), mas também o consumidor final (estudantes, professores, entusiastas do desenho).

O caminho de transformação continuará nos próximos quatro anos: o novo plano industrial 2025-2028 prevê mais de €50 milhões em investimentos na marca Fabriano (de um total de mais de €250 milhões previstos para todo o grupo), com o objetivo de tornar os locais de produção na região de Marche ainda mais eficientes, seguros e sustentáveis, e apoiar a expansão do portfólio de produtos.

Entre as prioridades de investimento em inovação está a melhoria contínua da qualidade do papel, um tema em que a Fedrigoni coloca grande ênfase. Além disso, a empresa pretende focar na ampliação da sua carteira de produtos, fortalecendo suas linhas mais emblemáticas, como blocos de desenho, folhas grandes, cadernos, álbuns, uma gama de produtos de papelaria e acessórios com design italiano, mas também desenvolvendo novas linhas, incluindo impressão digital para desenho artístico, e ampliando a gama de papéis de segurança (como os para passaportes). Este último é um segmento em que a empresa já possui conhecimento significativo e onde há uma necessidade real de mercado, ligada a um setor que tem visto uma redução progressiva na oferta disponível globalmente: a produção desses papéis será realizada em Fabriano a partir do início de 2025.

Por fim, há planos para expandir a cadeia Fabriano Boutique com o objetivo de criar uma rede de lojas franqueadas ao redor do mundo autorizadas a vender os produtos mais conhecidos e populares, como sketchbooks, cadernos, acessórios para escrita e desenho.

Fedrigoni
Fundada em 1888 em Verona (Itália), a Fedrigoni é hoje sinónimo de excelência no mundo das etiquetas e dos materiais auto-adesivos, dos papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas, e das soluções RFID/NFC. Com 6000 funcionários em 28 países e 78 fábricas, incluindo unidades de produção, centros de corte e centros de distribuição, o grupo vende e distribui 25.000 produtos em 132 países.
Para mais informações: www.fedrigoni.com

Para mais informações para a imprensa:
Brasil: Paulo Stuchi – paulostu@parlaassessoria.com.br – 11 99458-2774


Noticias Relacionadas

14 de novembro de 2024 Mercado Gráfico

VinilSul realiza em São Paulo “Mundo CV” com a linha completa de impressão Epson para comunicação visual

  No próximo dia 19 de novembro, das 9h às 17h, a VinilSul realizará em seu showroom de São Paulo o open house “Mundo CV”, focado nas soluções de comunicação visual da Epson. O grande diferencial do evento é equalizar […]

Leia mais
28 de outubro de 2024 Mercado Gráfico

Fedrigoni apresenta o Colour Dimensions

  O Colour Dimensions é uma nova ferramenta que apresenta um sistema cromático completo reunindo todo o portfólio de papéis coloridos de luxo da Fedrigoni, subdivididos em cinco categorias, auxiliando designers a encontrar a melhor composição de cores para seus […]

Leia mais
25 de outubro de 2024 Mercado Gráfico

Ricoh inaugura nova sede e sua Innovation Lounge no Brasil

  A Ricoh, empresa de Serviços Digitais criada há 85 anos no Japão e presente há 52 anos no Brasil, inaugurou hoje a sua nova sede no País, em Alphaville, Barueri, na Grande São Paulo. O evento contou com a […]

Leia mais