Ao longo da última década, o mercado editorial assistiu as crises de grandes livrarias e seus consecutivos impactos no setor. Porém, de acordo com matéria publicada pela Agência SEBRAE (ver completo no link), assinada por Rafael Baldo, 2025 será crucial para as editoras, sobretudo, para as de menor porte.
Ele cita a analista de projetos de Economia Criativa do SEBRAE do Rio, Nathalia Azevedo, para quem o mercado editorial enfrentará a necessidade urgente de buscar soluções após anos de crise.
A matéria destaca, ainda, o projeto do SEBRAE/RJ chamado Mercado Editorial e Literatura Criativa, que busca oferecer uma solução para pequenas editoras do estado, com foco em impulsionar o acesso ao mercado e o aumento de faturamento. Desde 2023, mais de 150 pequenas editoras fluminenses foram apoiadas pela iniciativa. A ação orienta editoras de menor porte a se organizar e buscar diferenciais, como, por exemplo, focar em nichos específicos e em uma “identidade editorial”.
Além disso, o projeto abre espaço para diálogo entre profissionais de pequenas editoras, o que favorece o surgimento de novas ideias.
Dicas – Nathalia pontua algumas dicas para editoras que desejam se reinventar em 2025, o que inclui investir em diversidade de títulos, priorizar a acessibilidade de livros, focar em segmento de mercado, nas tecnologias digitais, estudar o perfil do consumidor final (o leitor) de modo a compreender e atender suas demandas, criação de eventos voltados à criação de novos leitores, entre outras.
Cenário – O hábito de leitura vem perdendo espaço diante da concorrência com outras opções oferecidas pelo streaming e pelo audiovisual a partir de dispositivos móveis.
A Pesquisa Retratos da Leitura de 2024 também confirma o cenário, apontando que houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país desde 2020. Cerca de 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero (incluindo didáticos, bíblia e religiosos) nos três meses anteriores à pesquisa.
FONTE: AGÊNCIA SEBRAE