07 de agosto de 2025

Novo episódio do Ondas Impressas destaca os benefícios da proximidade entre marcas e fornecedores

A importância da colaboração na cadeia produtiva de embalagens é o tema central do novo episódio do podcast Ondas Impressas Quando a marca e o fornecedor se conectam.

Para falar desse assunto, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa receberam Gustavo Silva, gerente comercial e de marketing da Blendpaper, e Fernando Furlani, coordenador de desenvolvimento de embalagens da Natura, em um diálogo que destaca a sinergia entre as marcas e seus fornecedores.

O programa destacou como a aproximação entre os diferentes elos da cadeia de produção de embalagens é um fator determinante para o sucesso de um projeto.

Fernando Furlani enfatizou a relevância do envolvimento precoce de todos os parceiros. “Quando conectamos essas soluções inovadoras e disruptivas no início do projeto, a gente tem mais tempo de fazer testes, de validar um conceito, de entender comercialmente, tecnicamente, em termos de prontidão também do fornecedor, em que pé que estamos com a tecnologia, garantindo um caminho mais tranquilo”, disse.

Essa colaboração se mostra fundamental não apenas para a eficiência do processo, mas também para impulsionar a criação de embalagens com menor impacto ambiental. A Natura, reconhecida por seu pioneirismo em sustentabilidade desde sua fundação em 1969 e eleita pela Kantar a marca mais sustentável do mundo, demonstra como a abertura ao diálogo com fornecedores como a Blendpaper é parte integrante de sua estratégia.

“Hoje o mercado suplica por inovação, mas ele suplica ao quadrado por uma questão voltada à sustentabilidade”, afirmou Gustavo Silva. Ele destaca que a Blendpaper tem adotado a aproximação com as marcas como um recurso para ampliar o uso de papéis especiais e sustentáveis nas embalagens.

O episódio também destacou os avanços da Blendpaper no desenvolvimento de papéis com fibras alternativas. A empresa tem investido em novas composições a partir de fontes como casca de uva, palha de milho e açaí, além de fibras de cacau e tecido. “Todos os papéis desenvolvidos a partir de fibras alternativas aceitam qualquer tipo de impressão e acabamento mecânico. Desde uma impressão digital até um offset, incluindo os acabamentos gráficos pertinentes.”

O T6 EP11 – Quando a marca e o fornecedor se conectam está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts e Deezer.

E também no YouTube, no formato videocast. Ou então no site: www.ondasimpressas.com.br

Ondas Impressas

E-mail: ondasimpressaspodcast@gmail.com

Instagram: @ondasimpressas

LinkedIn: Ondas Impressas

YouTube: @ondasimpressas

Noticias Relacionadas

30 de abril de 2026

Artigo: Fórum de Sustentabilidade em Embalagem e Consumo: entre a regulação europeia e a realidade da indústria gráfica brasileira

Participar do Fórum de Sustentabilidade, promovido pela ABRE, foi antes de tudo, um exercício de alinhamento entre duas realidades. De um lado, o avanço regulatório europeu com o Packaging and Packaging Waste Regulation (PPWR), que entra em vigor em agosto de 2026, e suas exigências de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR), design para reciclabilidade e rastreabilidade por blockchain.

Leia mais
30 de abril de 2026

Abitec realiza curso “Como desenhar a estratégia comercial que gera resultados consistentes”, com Ricardo Martins

Nos dias 19 e 21 de maio, das 19h às 21h, a Abitec realizará o curso “Como desenhar a estratégia comercial que gera resultados consistentes”, com o consultor Ricardo Martins.

Leia mais
30 de abril de 2026

Brasil ocupa status inédito na 1ª Reunião Anual do Technical Comitee (TC) 130 de Tecnologia Gráfica

De 20 a 24 de abril, aconteceu em Paris a 1ª Reunião Anual do Technical Comitee (TC) 130 de Tecnologia Gráfica de 2026. Com a presença de Bruno Mortara, representando o Brasil, foram discutidos aspectos referentes à norma ISO 12647-2, trazendo avanços significativos para a conclusão de divergências para publicação final, prevista para o início de 2027.

Leia mais