No dia 7 de agosto foi realizada no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores da 7ª edição do Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica – Vitor Mário Zanetti. O evento reuniu profissionais de toda a cadeia produtiva do setor gráfico de Santa Catarina e destacou os trabalhos mais inovadores e tecnicamente qualificados do estado.
Organizado pela Abigraf-SC, em parceria com os oito sindicatos das indústrias gráficas do estado e sob a coordenação técnica e auditoria do Centro Universitário Senai-SP – Campus Theobaldo De Nigris (Mooca), o prêmio tem como objetivo estimular a qualidade, a criatividade e a inovação no setor gráfico, além de valorizar os talentos catarinenses e promover um espaço de integração e celebração entre os profissionais da área.
Todos os produtos participantes estiveram expostos no local e os três finalistas de cada uma das 38 categorias foram revelados. Esses finalistas estão automaticamente inscritos no 33º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica – Fernando Pini, considerado a maior premiação da indústria gráfica mundial.
Durante a abertura oficial do evento, o presidente da Abigraf-SC, Evandro Volpato, destacou que o Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica é mais do que uma celebração “é um reflexo da força, criatividade e inovação da indústria gráfica de Santa Catarina. Com um número recorde de 444 produtos inscritos, a premiação reafirma o alto nível técnico do setor e sua crescente representatividade no cenário nacional, consolidando o estado como referência em qualidade gráfica no Brasil”.
Volpato também ressaltou que conquistas como essa só são possíveis graças à união do setor por meio do associativismo. A atuação conjunta das gráficas, sindicatos e parceiros tem permitido avanços importantes, desde a defesa de pautas estratégicas até a promoção de oportunidades de desenvolvimento e competitividade. “Quando nos unimos, fortalecemos nossa voz e construímos um futuro mais promissor para toda a indústria gráfica catarinense”, afirmou.
Julgamento técnico
As peças foram avaliadas por um corpo de jurados altamente qualificados no mês de julho, no Centro Universitário Senai-SP – Campus Theobaldo De Nigris – Mooca. Os critérios analisados incluíram aspectos técnicos e criativos nos processos de pré-impressão, impressão, acabamento, funcionalidade e design gráfico.
Além do apoio institucional da Abigraf Nacional, o evento contou com o patrocínio das empresas Ainglobal, Braile, Dicapel, Suzano, Techub Graphics, GR Paper, HorizonSul, Art Printer, Biscaíno, Bremen Sistemas, Frantin, Manroland, Quimagraf, Rio Branco, Roxcel, TopCoat e Zênite Sistemas.
Estiveram presentes empresários gráficos de todas as regiões do estado, convidados do Sul do Brasil, patrocinadores e autoridades, incluindo Elcio de Sousa, diretor do Centro Universitário SENAI-SP – Campus Theobaldo De Nigris – Mooca, responsável técnico pela premiação.
Gráficas vencedoras 2025
- Gráfica Natal (Florianópolis) e Rocha Gráfica e Editora (Palhoça): 7 troféus cada
- Elbert Indústria Gráfica (São José): 6 troféus
- Mércur Embalagens e Etiquetas e 43 S.A. Gráfica e Editora (Blumenau): 3 troféus cada
- Volpato Gráfica Integrada (Joinville) e Digipix Gráfica Digital (Joinville): 2 troféus cada
- Arcus Indústria Gráfica (Chapecó), Gráfica Mercúrio (Brusque), Printbag Embalagens (Camboriú), Gráfica e Editora 3 de Maio (Blumenau), Gráfica e Editora MKM (Brusque), Grafimax Indústria Gráfica (Blumenau), M&R Impressões Gráficas (Concórdia) e Tipotil Indústria Gráfica (Timbó): 1 troféu cada.