24 de novembro de 2025 Mercado Gráfico

Abigraf Nacional e GS1 Brasil assinam parceria para ampliar uso dos códigos 2D em produtos impressos

 

 

A Associação Brasileira da Indústria GráficaAbigraf Nacional e a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, organização multissetorial e sem fins lucrativos que desenvolve e mantém padrões globais de identificação para a cadeia de suprimentos (como, por exemplo, o código de barras), assinaram no último dia 11 de novembro um acordo de cooperação mútua para incentivar e expandir o uso de códigos 2D (bidimensionais) em produtos impressos, tais como embalagens, rótulos e etiquetas, livros, cadernos e agendas, entre outros.

O acordo prevê não apenas a ampliação do uso de tais códigos, como também sua correta aplicação, de modo a aumentar a segurança de toda a cadeia produtiva, otimizando o rastreamento e controle desde a impressão do produto até sua chegada à loja e ao consumidor final. Além disso, por meio dos recursos ampliados oferecidos pelos códigos bidimensionais, é possível otimizar a comunicação com os diversos públicos de interesse das marcas.

“Essa parceria com a GS1 Brasil certamente permitirá que mais empresas do setor de impressão tirem proveito das vantagens oferecidas pelos códigos bidimensionais. Isso vale tanto para a melhoria dos seus processos internos de controle de produção e logística, como também dos benefícios da interatividade, que podem ser ofertados aos donos de marcas”, salientou Julião Flaves Gaúna, Presidente da Abigraf Nacional.

O QR Code Padrão GS1 já está sendo adotado em projetos-piloto em 72 países.

“Grandes redes varejistas multinacionais já apoiam o padrão de código 2D. Estamos falando de uma verdadeira revolução tecnológica que impacta diretamente toda a cadeia, inclusive a indústria gráfica. O 2D possibilita que indústria e varejo, físico ou digital, simplifiquem processos, melhorem a gestão de estoques, monitorem a validade e previnam perdas. Para o consumidor, garante autenticidade e eleva a experiência de compra”, declara João Carlos de Oliveira, Presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil.

Para Oliveira, no setor gráfico essa atualização no código das embalagens representa uma oportunidade de agregar valor, continuar a entregar impressão de alta qualidade e contribuir para uma cadeia de suprimentos mais conectada, segura, transparente e sustentável.

Vantagens dos Códigos 2D

Os códigos 2D (bidimensionais), como o QR Code Padrão GS1 e o GS1 Datamatrix, oferecem maior capacidade de armazenamento de dados, ao mesmo tempo em que ocupam menor espaço nas artes e layouts, oferecendo mais agilidade na leitura e a possibilidade de interatividade com o consumidor em comparação aos códigos 1D (lineares) tradicionais.

Entre suas vantagens práticas, o código 2D permite armazenar informações como número de lote, data de validade, número de série e origem do produto, além de dados mais detalhados que não caberiam na embalagem física — como informações nutricionais, instruções de uso ou a história do produto. Sua leitura omnidirecional acelera o checkout no varejo e a automação em armazéns, aumentando a produtividade operacional.

Em tempos de mídias sociais e comunicação multiplataforma, os códigos 2D também abrem diferenciais para as marcas se comunicarem com seus públicos, como, por exemplo, a possibilidade de escanear o código com um smartphone para acessar conteúdo online, promoções personalizadas ou realidade aumentada.

 

Noticias Relacionadas

26 de novembro de 2025 Mercado Gráfico

Movimento Impressão do Bem anuncia Projeto 67 Minutos

Após a chegada da FESPA Foundation ao Brasil, a APS Eventos e a FESPA lançam a primeira iniciativa dentro do movimento Impressão do Bem, focado em direcionar a indústria a um pensamento de responsabilidade social: o Projeto 67 Minutos. O […]

Leia mais
26 de novembro de 2025 Mercado Gráfico

Mazzucco Rótulos e Etiquetas amplia velocidade e produtividade com nova impressora Weigang ZJR-350

    Historicamente, a cidade de Itu (a 100 km de São Paulo capital) possui vários títulos – de Berço da República a Fidelíssima. E, há 20 anos, o município também se tornou referência nacional no mercado de rótulos graças […]

Leia mais
26 de novembro de 2025 Mercado Gráfico

Durst anuncia novo modelo para sua linha P5, a P5 SMP

       A Durst anunciou mundialmente a ampliação de sua família de impressoras digitais industriais inkjet UV para o mercado de grandes formatos com o lançamento da P5 SMP. Tendo como significado de sigla SMP Super Multi Pass, o […]

Leia mais