Após a chegada da FESPA Foundation ao Brasil, a APS Eventos e a FESPA lançam a primeira iniciativa dentro do movimento Impressão do Bem, focado em direcionar a indústria a um pensamento de responsabilidade social: o Projeto 67 Minutos.
O projeto será promovido durante a ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026 (24 a 28 de março, Expo Center Norte, São Paulo) e contará com a participação de todos que fazem parte da realização da feira: organizadores, visitantes e expositores. A Afeigraf, realizadora da feira, reforça sua visão de futuro e é a Patrocinadora Anjo da iniciativa.
O Projeto 67 Minutos funcionará da seguinte forma: a APS Eventos convidará os expositores para participar da iniciativa e doarem 67 minutos de seu tempo – a qualquer momento dentro dos cinco dias de feira – para a impressão ou acabamento de materiais que possam ser doados a uma instituição social.
Serão produzidos os mais diversos itens, como cadernos, livros de colorir, livros educacionais, cartazes educativos, uniformes, canecas, estojos, embalagens, copos, ou qualquer produto que possa fazer parte de um kit para crianças e adolescentes.
A primeira entidade que receberá o kit educacional já foi escolhida: é o CAVI (Centro de Apoio e Valorização à Vida), localizado na cidade de Itu – SP. A ONG atua há mais de 20 anos com crianças e adolescentes de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, promovendo atividades lúdicas, educativas e esportivas.
Impressão do Bem
Os objetivos são grandes: a ideia é produzir mais de 30 mil itens impressos nos cinco dias de ExpoPrint & ConverFlexo apresentando o poder da impressão para apoiar escolas, comunidades locais e iniciativas que promovam mudanças positivas em escala global.
Alexandre Keese, diretor comercial da APS Eventos Corporativos, declara que este é apenas o começo: “O Projeto 67 Minutos é o primeiro passo de muitas iniciativas que vamos promover dentro e fora de nossas feiras durante os próximos anos. Mostraremos ao mundo que a indústria de impressão brasileira possui responsabilidade social e preocupação com o meio ambiente”.
A questão ambiental vem do fato que todo impresso produzido durante a feira que estiver dentro do Projeto 67 Minutos terá uma finalidade específica, o que se insere diretamente no pensamento de economia circular, além do claro benefício social.
Jorge Maldonado, presidente da Afeigraf e um grande estudioso da relevância da sustentabilidade no mundo atual, diz: “Todos os nossos associados possuem uma clara visão: a sustentabilidade precisa estar fortemente presente em nossas ações diárias e nos produtos que comercializamos, por isso estamos ao lado do que a FESPA Foundation está propondo no Brasil”.
O número 67 tem uma inspiração especial: tem ligação direta com o Dia Internacional Nelson Mandela (ou Dia de Mandela), celebrado anualmente em 18 de julho. Quando a ONU (Organização das Nações Unidas) criou a data em 2010, Mandela estava há 67 anos lutando por justiça social. A ideia então foi criar um grande chamado global à ação, e que as pessoas começassem com, ao menos, 67 minutos promovendo ações comunitárias e de voluntariado.
Keese finaliza fazendo um convite: “Além deste pedido especial que faremos aos nossos expositores, convidamos também toda a comunidade da impressão a fazer parte do movimento Impressão do Bem: se você for visitar a feira, leve uma caixa de lápis de cor para doação. Vamos juntos movimentar a impressão!”. Informações detalhada estão em: www.fespabrasil.com.br/pt/fespa-foundation