14 de maio de 2026

Interpack 2026 aponta para o futuro do mercado de embalagens

A Interpack 2026, que aconteceu de 7 a 13 de maio, em Düsseldorf (Alemanha), enviou um sinal claro: a indústria de embalagens está mais conectada, mais inovadora e mais voltada para o diálogo do que nunca.

Ao todo, 2.804 expositores de 65 países e visitantes profissionais de 161 países se reuniram no Messe Düsseldorf. De todos os visitantes, 75% vieram de fora da Alemanha e 28% de fora da Europa, incluindo, empresários brasileiros.

Entre os empresários do Brasil que visitaram a feira esteve Lorena Depizzol, presidente do SIGES/Abigraf-ES e diretora da Abigraf Nacional. Ela, que também é diretora comercial da Ingral, empresa que atua no segmento de embalagens, destacou a preocupação com o desenvolvimento, inovações e soluções sustentáveis como o grande mote da Interpack 2026.

“Principalmente na Europa, notamos um grande consumo de embalagem em papel e embalagem de polpa moldada. Além disso, me chamou a atenção o fato de se priorizar a possibilidade de reciclagem, independentemente do tipo material usado”, diz Lorena. “Justamente por isso, existe uma forte tendência que aponta para as embalagens de monomaterial, ou seja, que usam como matéria-prima um único material, o que facilita a reciclagem.”

“Essa foi uma Interpack de altíssimo nível. Pavilhões movimentados, intercâmbios intensos e projetos concretos demonstraram a força dessa comunidade global. A Interpack é o ponto de encontro mais importante para o setor em todo o mundo, e esta edição confirmou isso de forma impressionante”, disse Thomas Dohse, diretor da feira.

O evento aconteceu em um momento de profunda transformação para o setor. Embora a demanda por embalagens continua a crescer, os requisitos para materiais, sistemas de produção e estruturas de abastecimento estão mudando. Um dos principais focos da feira foi o Regulamento Europeu sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR), considerado um marco para o futuro da indústria.

A Interpack deixou uma coisa clara: as empresas não estão respondendo de forma isolada, mas sim de maneira sistêmica. Os expositores apresentaram soluções nas quais materiais, máquinas e processos são cada vez mais considerados em conjunto e coordenados entre si. Dessa forma, a Interpack confirma seu papel como impulsionadora econômica do setor: sendo um ambiente estratégico para geração de negócios, investimentos e inovação.

Entre as tendências, estiveram soluções cada vez mais automatizadas, aplicações baseadas em dados e conceitos flexíveis de instalações industriais. No setor de materiais, o foco esteve em soluções inovadoras que funcionam em condições reais e atendem aos requisitos regulatórios.

A Interpack também estabeleceu prioridades importantes além dos estandes de exposição. Os programas especiais ampliados complementaram as atividades da feira e introduziram perspectivas adicionais. O Interpack Spotlight Forum, as SAVE FOOD Expert Talks, o Women in Packaging, a Start-up Zone e o Young Talents Day demonstraram a amplitude da transformação do setor — desde tecnologia e sustentabilidade até diversidade, cultura de startups e promoção de jovens talentos, bem como treinamento e competências futuras.

FONTE: Assessoria de Imprensa

Noticias Relacionadas

02 de julho de 2026

Prêmio Fornecedores do Ano 2026: chegou o momento de fazer sua indicação!

Atenção, gráficas de todo o Brasil! Chegou a hora de indicar os melhores fornecedores de soluções do mercado para o Prêmio Fornecedores do Ano 2026. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia do 34º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini, realizada pela Abigraf Nacional.

Leia mais
02 de julho de 2026

Participe da Pesquisa “Desempenho da Indústria Gráfica”

A Abigraf Nacional está lançando a pesquisa “Desempenho da Indústria Gráfica”, que tem como objetivo monitorar a performance econômica, as expectativas de produção e as condições de emprego em nosso setor, com foco na geração de indicadores setoriais de curto prazo.

Leia mais
02 de julho de 2026

O novo episódio da TV Abigraf PrintCast traz uma conversa inspiradora sobre liderança, associativismo e o fortalecimento da indústria gráfica brasileira!

Cidnei Luiz Barozzi, atual presidente da Abigraf-SC, é o convidado do episódio da semana na TV Abigraf PrintCast.

Leia mais