Ao todo, mais de 1500 pessoas, a maioria crianças, estiveram no estande da associação nos dez dias de evento
A ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) teve sua participação de maior sucesso na Bienal do Livro de São Paulo, evento que aconteceu entre os dias 6 e 15 de setembro, no Distrito Anhembi.
Ao todo, cerca de 1500 pessoas, em sua maioria, crianças e jovens em idade escolar, visitaram o estande da entidade e participaram das atividades lúdicas e brincadeiras que aconteceram em todos os dias de feira. Os jovens puderam, ainda, participar de um quizz sobre papel e sustentabilidade e ganhar brindes oferecidos pelos parceiros da associação.
“Sem dúvida alguma, a 27ª Bienal do Livro de São Paulo foi a maior edição do evento na história e estamos imensamente felizes pela ABIGRAF ter participado ativamente desse grande momento”, disse João Scortecci, Presidente da ABIGRAF Regional São Paulo e curador da programação da ABIGRAF na Bienal. “Ficamos muito felizes com a participação das crianças nas atividades e por podermos, também, ensinar um pouco mais sobre o uso sustentável do papel e sobre a importância da mídia impressa e da leitura aos jovens.”
“A Bienal do Livro de São Paulo foi um momento de reencontrarmos profissionais do setor editorial de todo o Brasil e destacar o valor do livro impresso para a cultura e educação do país. Dessa forma, a ABIGRAF segue seu propósito de trabalhar em prol do crescimento de todos os setores ligados ao mercado gráfico e comemoramos o excelente resultado obtido na Bienal deste ano”, disse Julião Flaves Gaúna, Presidente da ABIGRAF Nacional.
A 27ª Bienal do Livro de São Paulo teve um crescimento de visitantes de 9,39% em relação à edição de 2022, com mais de 720 mil pessoas circulando pelos corredores do pavilhão. O faturamento diário também aumentou em relação à última edição em 83%, mostrando o incremento na venda de livros e outros artigos apresentados nos estandes.
Cafu – No dia 11 de setembro, segunda-feira, o jogador e pentacampeão mundial Cafu esteve ao lado da jornalista Mariah Morais autografando os livros “Saga Cafu” (que conta sua trajetória no esporte e sua história de superação) e “A fada Ruth e o Castelo de Diamantes”, voltado ao público infantojuvenil. Com lotação total, Cafu distribuiu simpatia e atendeu a todos com muita atenção durante quase duas horas.
Lançamentos – Além do jogador Cafu, o estande da ABIGRAF também contou com vários lançamentos de autores ligados à indústria gráfica.
Na programação, estiveram obras como “Os estranhos contos do Sr. Max”, de Cesar Mangiacavalli; “Marcia de Antonio: memórias de uma história de amor”, de Antonio Dalama Lorenzo; “Taparo meu”, escrito por M. Dolores Frias com ilustrações de Camila Curiel; “Ao Ana na árvore: uma aventura de contar”, de Ana Lorenzo; “O empresário gráfico e o novo ciclo de inovação tecnológica: um guia para renovação tecnológica atualizado com os lançamentos da drupa 2024”, de Carlos Silgado e Hamilton Terni Costa; “Franchising estoico”, de Rodrigo Abreu; e “O guitarrista Victor Biglione & a MPB”, de Euclides Amaral.
A participação da ABIGRAF na 27ª Bienal do Livro de São Paulo tem como parceiros o Sindigraf-SP, Faculdade SENAI e Two Sides Brasil, Instituto de Embalagens e Grupo Gala – Pais e Filhos, e apoio da Animativa, Compactor, D’Print Gráfica, GPK Brasil, Jandaia, Leograf, Master – Asas à imaginação, Plascony, Roke, Scortecci Editora e Gráfica, Sangar, Sharpie, Tilibra, Tris e Gráfica Viena.
“Agradecemos imensamente todos os que nos apoiaram em mais esse projeto da ABIGRAF. Queremos seguir em nosso objetivo de apoiar atividades que incentivem a cultura e a educação, e, sem dúvidas, a leitura é parte fundamental desse processo”, acrescenta Scortecci.