27 de setembro de 2024 Feiras

ABIGRAF termina Bienal do Livro de São Paulo com sua participação de maior sucesso

 

Ao todo, mais de 1500 pessoas, a maioria crianças, estiveram no estande da associação nos dez dias de evento

 

Estande da ABIGRAF lotado durante sessão de autógrafos do jogador Cafu e da jornalista Mariah Morais

 

 

 

A ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) teve sua participação de maior sucesso na Bienal do Livro de São Paulo, evento que aconteceu entre os dias 6 e 15 de setembro, no Distrito Anhembi.

Ao todo, cerca de 1500 pessoas, em sua maioria, crianças e jovens em idade escolar, visitaram o estande da entidade e participaram das atividades lúdicas e brincadeiras que aconteceram em todos os dias de feira. Os jovens puderam, ainda, participar de um quizz sobre papel e sustentabilidade e ganhar brindes oferecidos pelos parceiros da associação.

“Sem dúvida alguma, a 27ª Bienal do Livro de São Paulo foi a maior edição do evento na história e estamos imensamente felizes pela ABIGRAF ter participado ativamente desse grande momento”, disse João Scortecci, Presidente da ABIGRAF Regional São Paulo e curador da programação da ABIGRAF na Bienal. “Ficamos muito felizes com a participação das crianças nas atividades e por podermos, também, ensinar um pouco mais sobre o uso sustentável do papel e sobre a importância da mídia impressa e da leitura aos jovens.”

“A Bienal do Livro de São Paulo foi um momento de reencontrarmos profissionais do setor editorial de todo o Brasil e destacar o valor do livro impresso para a cultura e educação do país. Dessa forma, a ABIGRAF segue seu propósito de trabalhar em prol do crescimento de todos os setores ligados ao mercado gráfico e comemoramos o excelente resultado obtido na Bienal deste ano”, disse Julião Flaves Gaúna, Presidente da ABIGRAF Nacional.

A 27ª Bienal do Livro de São Paulo teve um crescimento de visitantes de 9,39% em relação à edição de 2022, com mais de 720 mil pessoas circulando pelos corredores do pavilhão. O faturamento diário também aumentou em relação à última edição em 83%, mostrando o incremento na venda de livros e outros artigos apresentados nos estandes.

 

Presença do público infantil nas atividades realizadas ao longo da feira

 

Cafu – No dia 11 de setembro, segunda-feira, o jogador e pentacampeão mundial Cafu esteve ao lado da jornalista Mariah Morais autografando os livros “Saga Cafu” (que conta sua trajetória no esporte e sua história de superação) e “A fada Ruth e o Castelo de Diamantes”, voltado ao público infantojuvenil. Com lotação total, Cafu distribuiu simpatia e atendeu a todos com muita atenção durante quase duas horas.

Lançamentos – Além do jogador Cafu, o estande da ABIGRAF também contou com vários lançamentos de autores ligados à indústria gráfica.

Na programação, estiveram obras como “Os estranhos contos do Sr. Max”, de Cesar Mangiacavalli; “Marcia de Antonio: memórias de uma história de amor”, de Antonio Dalama Lorenzo;  “Taparo meu”, escrito por M. Dolores Frias com ilustrações de Camila Curiel;  “Ao Ana na árvore: uma aventura de contar”, de Ana Lorenzo; “O empresário gráfico e o novo ciclo de inovação tecnológica: um guia para renovação tecnológica atualizado com os lançamentos da drupa 2024”, de Carlos Silgado e Hamilton Terni Costa; “Franchising estoico”, de Rodrigo Abreu; e “O guitarrista Victor Biglione & a MPB”, de Euclides Amaral.

A participação da ABIGRAF na 27ª Bienal do Livro de São Paulo tem como parceiros o Sindigraf-SP, Faculdade SENAI e Two Sides Brasil, Instituto de Embalagens e Grupo Gala – Pais e Filhos, e apoio da Animativa, Compactor, D’Print Gráfica, GPK Brasil, Jandaia, Leograf, Master – Asas à imaginação, Plascony, Roke, Scortecci Editora e Gráfica, Sangar, Sharpie, Tilibra, Tris e Gráfica Viena.

“Agradecemos imensamente todos os que nos apoiaram em mais esse projeto da ABIGRAF. Queremos seguir em nosso objetivo de apoiar atividades que incentivem a cultura e a educação, e, sem dúvidas, a leitura é parte fundamental desse processo”, acrescenta Scortecci.

Noticias Relacionadas

07 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Com foco na demanda por pequenas tiragens, Unigraf investe em impressora digital AccurioPrint C4065

  O mercado gráfico não para de mudar – e essas mudanças exigem adaptações que muitas vezes envolvem investimentos em novas tecnologias de impressão. Foi exatamente essa a percepção de Alcides Westfal e de Édson Tadeu Kock, proprietários da Unigraf […]

Leia mais
07 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Gráfica Cauiás investe em sistema industrial de impressão de rótulos Durst Tau 340 RSC

  A primeira década do século 21 marcou também a chegada de uma nova empresa gráfica na cidade de Maringá, oeste do estado do Paraná. Nascia, em 2000, a Gráfica Caiuás, em cujo DNA sempre esteve o foco de entregar […]

Leia mais
07 de julho de 2025 Mercado Gráfico

Fedrigoni lança “Best of Publishing”, sua nova coleção para papéis de uso editorial

  Com base na sua sólida experiência na produção de papéis para o setor editorial, com a coleção Best of Publishing, a Fedrigoni vai além do conceito tradicional de catálogo, oferecendo uma nova perspectiva. Esta coleção foi concebida para educar […]

Leia mais