12 de junho de 2023 Mercado Gráfico

Em Demonstrações Financeiras de 2022, a Fedrigoni apresenta aumento do seu volume de negócios em 37% e ultrapassa o limiar dos 2 mil milhões de euros. Rótulos premium/autoadesivos e papéis especiais estiveram em alta

Relatório de Desempenho

Em Demonstrações Financeiras de 2022, a Fedrigoni apresenta aumento do seu volume de negócios em 37% e ultrapassa o limiar dos 2 mil milhões de euros. Rótulos premium/autoadesivos e papéis especiais estiveram em alta

  • O Grupo é líder mundial em rótulos de vinhos e papéis especiais para embalagens de luxo, o segundo em papéis de desenho e o terceiro em materiais autoadesivos, também graças a seis novas aquisições no ano passado que elevaram o número total de negócios desde 2018 para 12.
  • A Fedrigoni encerrou 2022 com um faturamento proforma de 2,2111 bilhões de euros (+37% em 2021), um EBITDA proforma de 3401 milhões de euros (+54%) e investimentos de aproximadamente 80 milhões de euros.
  • O crescimento continua em ambas as unidades de negócios, cada vez mais posicionadas em segmentos premium: +43% de faturamento em papéis especiais e +31% em autoadesivos.
  • CEO Marco Nespolo: “2022 foi um ano de crescimento rentável e responsável, apesar do ambiente geopolítico instável e das disrupções na cadeia de abastecimento. Um modelo de negócio ágil, foco na inovação, transformação constante e envolvimento das nossas pessoas nos permitiram confirmar a nossa posição como fabricante líder mundial de rótulos de vinhos e papéis especiais para embalagens de luxo.”

 Milão, 17 de maio de 2023 – O Grupo Fedrigoni, um dos líderes mundiais em rótulos premium e materiais autoadesivos, papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas, encerrou 2022 superando o limite de faturamento de 2 bilhões de euros: 2,21 bilhões em comparação com 1,6 em 2021 (+37%), distribuído entre Itália (504 milhões, +44%), restante da Europa (1.054 milhões, +36%) e no mundo (653 milhões, +31%), com um EBITDA ajustado proforma de 3.401 milhões (+54% em relação a 2021) e investimentos de aproximadamente 80 milhões (mais de 60 em 2021).

Esse crescimento abrange as duas unidades de negócios da empresa, que foram reposicionadas nos últimos quatro anos para segmentos de produtos premium: rótulos e materiais autoadesivos aumentaram suas receitas para 1.307 milhões de euros (+31%) enquanto que papéis especiais para embalagens de luxo e outras soluções criativas para 904 milhões de euros em receitas (+43%).

Hoje, a Fedrigoni emprega mais de 5.000 pessoas em 28 países, possui 68 plantas de produção e centros de corte e distribuição e 25.000 produtos distribuídos em 132 países. É o player global líder em embalagens de luxo e rótulos de vinhos premium, o terceiro em materiais autoadesivos para uso industrial (farmacêutico, alimentos e bebidas, produtos para casa e cuidados pessoais) e o segundo em papéis de arte e desenho.

“2022 foi mais um ano de crescimento lucrativo e responsável para a Fedrigoni, apesar do contexto geopolítico instável e das interrupções na cadeia de suprimentos”, comenta o CEO Marco Nespolo. “Um modelo de negócios ágil, foco em inovação, transformação constante e o envolvimento de nossas pessoas nos permitiram confirmar nossa posição como líder mundial na fabricação de rótulos de vinhos e papéis especiais para embalagens de luxo, concretizando nosso propósito: tornar os materiais uma fonte de possibilidades criativas para marcas em todos os lugares. O ano terminou em alta com a entrada de um novo fundo de investimento privado, o BC Partner, na estrutura acionária, que se juntou à Bain Capital na trajetória de crescimento dos próximos cinco anos, e toda a equipe de liderança que está reinvestindo na empresa”.

1 As receitas e EBITDA, numa base proforma, incluem a contribuição de 12 meses das seguintes aquisições: (i) Tageos, (ii) Guarro Casas (iii) Unifol e – apenas em 2023 – (iv) Zuber Rieder. Eles excluem a contribuição negativa de um contrato específico descontinuado após a venda da unidade de negócios de segurança e incluem o impacto da taxa de execução de iniciativas específicas de economia de custos, líquidas de custos adicionais necessários para apoiar o crescimento dos negócios.

“Desde 2018, a Fedrigoni empreendeu uma profunda transformação em seu portfólio de produtos, presença geográfica, entrada no mercado, modelo operacional, cultura e governança”, continua Nespolo. “Em 2022 demos continuidade ao nosso plano de aquisições, com seis negócios nos Estados Unidos, Turquia, Espanha e França, elevando para 12 o total de F&As nos últimos quatro anos: no segmento de autoadesivos, a espanhola Divipa, a francesa Tageos, especializada em soluções de RFID, e a Unifol da Turquia agora fazem parte do Grupo, permitindo-nos expandir para o segmento de filme para embalagem de veículos; em papéis especiais, fechamos um acordo com a americana Mohawk para ampliar nossa presença nos Estados Unidos e adquirimos a espanhola Guarro Casas e a francesa Zuber Rieder. Além disso, 2023 começou com dois acordos importantes: uma parceria industrial com um produtor especializado de papéis translúcidos na China e a aquisição de um Centro de P&D em Grenoble, na França (ambos faziam parte do Grupo Arjowiggins, que entrou com pedido de administração em setembro passado). Mas isso não é tudo. Avançamos em todas as frentes do nosso plano estratégico: da melhoria da nossa cadeia de suprimentos à inovação de produtos cada vez mais diferenciados e sustentáveis, o foco diário na experiência do cliente para a criação de um ambiente de trabalho centrado na segurança e no crescimento das pessoas, mantendo um foco constante em nosso impacto ambiental e social.”

O compromisso com a sustentabilidade está, de fato, no centro de toda a estratégia da Fedrigoni, que em junho de 2022 recebeu o Rating Platinum da agência internacional Ecovadis, colocando o grupo no top 1% das empresas do mesmo setor em desempenho ESG. O desafio mais complexo é a redução de 30% nas emissões de CO₂. Outras metas para 2030 incluem usar menos 10% de água (97% da qual é devolvida limpa ao meio ambiente), recuperar todos os resíduos visando a plena circularidade e oferecer produtos que incluam apenas papéis recicláveis ​​especiais e materiais autoadesivos adequados para reciclagem ou reuso. No âmbito social, nossa empresa está empenhada em criar um ambiente mais seguro e inclusivo: desde a redução de acidentes de trabalho (a meta para 2030 subiu para -85% em relação a 2020, anteriormente era de -67%) até o aumento de mulheres em cargos gerenciais, que até 2030 deve ser de 35% (ao invés de 30%).

“Estes primeiros meses do ano não têm sido fáceis”, conclui o CEO. “A procura continua extremamente volátil, como comprova o abrandamento dos volumes: o volume de negócios no 1º trimestre foi de 492 milhões de euros, -5% face a 2022. No entanto, a queda nas vendas é significativamente menor do que a média do setor de -12% a -20%. Além disso, nos últimos doze meses, desde o recorde do FY22 e também graças a M&A, as vendas proforma aumentaram 1% (EUR 2,3 bilhões LTM março de 2023) e o EBITDA proforma em 1%, atingindo EUR 342,4 milhões (LTM março 2023). Nosso sólido plano de negócios e nossa agilidade e capacidade de adaptar a produção à demanda nos permitiram limitar o impacto. Agora, estamos vendo sinais positivos do mercado: os custos de energia e matérias-primas estão finalmente caindo. Os mercados finais que servimos – luxo, vinhos e bebidas espirituosas, produtos farmacêuticos, etc. – têm um bom desempenho e estamos a ganhar quota de mercado em todos os sectores. Por esses motivos, continuamos otimistas com a recuperação gradual da situação econômica ao longo deste ano. Nossa visão e ambição de longo prazo permanecem inalteradas: tornar-se líder global em rótulos sustentáveis ​​e inovadores e papéis especiais para embalagens de luxo e soluções criativas, com foco em acelerar nossa expansão nos EUA e na Ásia e consolidação contínua na Europa, bem como como fornecedora de soluções de embalagens sustentáveis ​​e RFID para um excelente conjunto de marcas globais de luxo e consumo.”

 

Fedrigoni

Fundada em 1888, a Fedrigoni hoje representa excelência no mundo de etiquetas e materiais autoadesivos, papéis de alto valor agregado para embalagens de luxo e outras soluções criativas. Com mais de 5.000 funcionários em 28 países e 25.000 produtos, o Grupo vende e distribui em 132 países e, também graças a recentes aquisições, conquistou as posições de primeiro player global em rótulos de vinhos e papéis especiais para embalagens de luxo, segundo em arte e design papéis e terceiro em materiais autoadesivos premium. A divisão Papel inclui o Grupo Cordenons, a marca histórica Fabriano, Éclose (novembro de 2021), Guarro Casas (outubro de 2022), Papeterie Zuber Rieder (dezembro de 2022), a divisão de Autoadesivos, Arconvert, Manter, Ritrama (fevereiro de 2020), IP Venus (dezembro de 2020), Acucote e Rimark (junho de 2021), Divipa (fevereiro de 2022), Tageos (abril de 2022), Unifol (julho de 2022). A distribuidora norte-americana GPA também faz parte do Grupo.

Para mais informações: www.fedrigoni.com

Noticias Relacionadas

24 de maio de 2024 Mercado Gráfico

ABIGRAF e Livros para Todos promovem campanha de arrecadação de livros para o Rio Grande do Sul

    A ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e o projeto Livros para Todos (portal online para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura) estão realizando uma campanha de arrecadação de livros para o […]

Leia mais
20 de maio de 2024 Mercado Gráfico

AccurioLabel 400 será o grande destaque da Konica Minolta na Flexo & Labels Expo 2024

  De 25 a 28 de junho, a Konica Minolta participará da Flexo & Labels Expo 2024, evento focado no segmento de flexografia, rótulos e etiquetas autoadesivas que acontecerá no Distrito Anhembi, em São Paulo. E, para os quatro dias […]

Leia mais
10 de maio de 2024 Sem categoria

Fedrigoni divulga seu balanço de desempenho para 2023

O Grupo Fedrigoni – entre as maiores empresas do mundo no setor dos rótulos e dos materiais autoadesivos de qualidade superior, dos papéis especiais, das embalagens de luxo e outras soluções criativas, de RFID e outras soluções relacionadas – encerrou […]

Leia mais