Após 3 anos de espera, devido à pandemia da Covid-19, o Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica está de volta e com muitas novidades! Promovida pela Abigraf-RS, a 16ª edição do concurso conta com mais de 60 categorias e 15 segmentos. São muitas chances de troféus, inclusive com novos tipos de produtos na disputa, como é o caso de Livros.
Também o prazo de produção das peças foi estendido, para abranger as criações realizadas ao longo da pandemia: entre 5/07 de 2019 e 31/05 de 2023. “O Prêmio Gaúcho pode ser o incentivo que faltava para as gráficas locais ampliarem a sua visibilidade no mercado e conquistar novos públicos”, afirma o presidente da Abigraf-RS, Roque Noschang.
Outra novidade é a coordenação técnica, composta por especialistas da Faculdade e Escola Senai Theobaldo De Nigris, de São Paulo. Eles serão responsáveis pelo julgamento dos impressos concorrentes, que ocorrerá entre 1º e 2 de agosto.
As inscrições para a premiação gaúcha estão abertas até 31/05 em www.premiogaucho.org.br, com valores diferenciados para gráficas associadas adimplentes à Abigraf-RS. No período promocional, realizado de 3 a 9/05, a entidade também ofertou 1 inscrição gratuita a cada 3 produtos inscritos de seus associados em dia.
Na segunda fase de inscrições, que se estende até 29/05, há desconto de 50% no valor da inscrição para associados adimplentes à Abigraf-RS. Os valores mudam no terceiro lote, em 30 e 31/05.
Neste ano, o Prêmio Gaúcho se assemelha mais ao Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica, possibilitando também um maior reconhecimento nacional pela qualidade e inovação dos impressos regionais. Para os 3 produtos finalistas de cada categoria do 16º Prêmio Gaúcho, há inscrição automática e gratuita no 31º Prêmio Fernando Pini.
A cerimônia de premiação do concurso do RS está marcada para 18/08, na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande Sul (Fiergs), em Porto Alegre (Av. Assis Brasil 8787). Já o regulamento pode ser acessado em: www.abigraf-rs.com.br/premio.