Pandemia, crise econômica, crise política e um cardápio variado de problemas foram comuns em 2020 e 2021 em todos os setores, incluindo o setor gráfico. Mas a força da indústria gráfica paranaense foi maior e prova disso é a altíssima expectativa para a realização do 18º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho.
A edição 2020 e 2021 está em andamento, com o encerramento das inscrições dos produtos concorrentes. O otimismo se mostra evidente no aumento de 11% no número de peças inscritas em relação à última edição. A cerimônia de entrega acontecerá em 18 de fevereiro de 2022, no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba. De todas as regionais da Abigraf Nacional, a Abigraf-PR é a única que manteve premiação em 2020 e 2021.
O presidente do Sigep/Abigraf-PR, Edson Benvenho, classifica essa edição como histórica. “Primeiro pelos 18 anos em si, que marcam a maioridade do prêmio, hoje um dos mais importantes do Brasil. Segundo, pelo momento atípico, de pandemia. Muitos setores preferiram se retrair e esperar, mas nós apostamos na premiação, no aprimoramento do mercado. Por isso, estamos realizando uma edição grandiosa do prêmio para ajudar nossos associados a acelerarem os resultados neste momento de recuperação da economia. Todos estão muito ansiosos para apresentar suas inovações”.
Coordenadora e auditora da premiação paranaense, a ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) também reforça a importância do evento. “Os finalistas de cada categoria do prêmio paranaense participam do Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini sempre com grandes conquistas, o que demonstra a qualidade e a inovação do impresso gráfico do Paraná”, diz a gerente de Operações da ABTG, Aparecida Soares Stucchi, que é coordenadora do Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho.
“O prêmio regional do Paraná faz com que as gráficas exercitem a competição em seu estado, assim os trabalhos já chegam mais gabaritados ao Pini! Criar um ambiente saudável para competição é o principal objetivo dos prêmios regionais, pois somente a competição faz a melhoria contínua dos processos”, afirma o presidente da Diretoria Executiva da ABTG, Carlos Suriani.
“Os prêmios regionais, como o Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, são precursores para reconhecermos, nacionalmente, a excelência de cada região”, declara Fabio Gabriel, presidente do Conselho Diretivo da ABTG.
O julgamento dos produtos do 18º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe acontecerá de 10 a 14 de janeiro de 2022, na Escola Senai Felício Lanzara, em São Paulo, sob responsabilidade da ABTG.