20 de julho de 2023

19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostra a força da parceria no desenvolvimento do setor

Uma manhã de comemorações, de homenagem e de certeza de que a parceria é propulsora para a indústria gráfica do Paraná continuar em franca evolução. Assim foi a cerimônia de entrega do 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, no último dia 6 de julho, no Senai Boqueirão, em Curitiba.

Entre as 32 gráficas concorrentes, 14 delas saíram premiadas, com destaque para a Midiograf, de Londrina, que ficou em primeiro lugar, com 16 troféus. Em seguida veio Corgraf, de Colombo, com 13 troféus, e Belton, de Curitiba, com oito conquistas.

“Este ano, em específico, envolvemos toda a diretoria e colaboradores na seleção dos produtos. O foco foi escolher com muito critério o que produzimos de melhor qualidade, inovação, impressão, acabamento e valor agregado. Com certeza isso nos ajudou a conquistar 16 troféus e sermos, pela primeira vez, a empresa que mais ganhou”, disse Gustavo Benvenho, diretor de Marketing da Midiograf.

Para Andre Linares, diretor da Corgraf, os 13 troféus estavam dentro do esperado. “Quando avaliamos a exposição dos produtos concorrentes, já percebemos que este ano a competição seria ainda mais acirrada em função de muita qualidade das peças. A cada ano as empresas estão melhorando seus processos e isso puxa o nível da premiação para cima, o que é muito bom”.

Luciano Szurmiak, diretor da Belton, disse que as oito conquistas até surpreenderam. “Esperávamos até menos, pois este ano inscrevemos menos produtos. O bom resultado se deve ao fato de sermos uma empresa enxuta, mas com foco em tecnologia, acabamentos diferenciados e materiais de alto padrão”.

Além de Midiograf, Corgraf e Belton, foram premiadas Ótima (6 troféus), Lisegraff (5), Posigraf (2), Oficina do Impresso (2), Hello Acabamentos (1), Hellograf (1), Onda (1), Tuicial (1), Ippuc (1), Keops (1) e Nikkey (1), além dos fornecedores Quimagraf (4), Delta E (3), Heidelberg (2), Zênite (1), Sun Chemical (1), Agfa (1), Rio Branco (1), Inventário (1) e RB Plastificações (1).

O evento foi realizado pelo Sigep/ABIGRAF Regional Paraná, com coordenação e auditoria inédita do Senai-PR (nos anos anteriores, essa tarefa ficava a cargo do Senai-SP).

“Tivemos a ideia de pedir apoio para o Senai-PR e prontamente fomos atendidos. Foi um grande acerto, pois pudemos trazer os empresários gráficos para mais perto do Sistema Fiep, que existe justamente para apoiar o desenvolvimento das indústrias. O propósito do Sigep é fortalecer o setor gráfico com atualização, treinamentos e gestão e tudo isso ganha força nessa parceria cada vez mais estreita com o Senai-PR”, disse o presidente do Sigep/ABIGRAF-PR, Marcos Dybas da Natividade.

Aniversário e inauguração

Esta edição também foi marcada pela celebração conjunta dos 80 anos do Sigep e os 80 anos do Senai-PR.

Além disso, contou com a reinauguração da Escola Gráfica do Senai, que ganhou o nome de José Toaldo Filho, em homenagem ao ex-presidente do Sigep/ABIGRAF-PR, falecido em 2020. José Toaldo era um grande defensor do setor gráfico e sempre esteve envolvido na criação de alternativas para facilitar o desenvolvimento das empresas.

Para o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Carlos Valter Martins Pedro, o evento resumiu bem o processo de evolução da indústria gráfica paranaense.

“Em um só momento pudemos comemorar 80 anos de duas entidades importantes, como o Sigep e o Senai; reconhecer os melhores trabalhos gráficos por meio do Prêmio Oscar Schrappe Sobrinho, e ainda reinaugurar a Escola Gráfica homenageando uma referência nesse setor, que foi José Toaldo Filho. Isso é uma honra para todos os representantes do setor gráfico e para nós, da Fiep. Essa premiação é um reflexo da evolução tecnologia do setor, abrangendo inovação, equipamentos e gestão”.

O presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, avaliou que o 19º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho deu bem a medida da força do associativismo. “Desde que assumi a presidência da Abigraf Nacional tenho defendido o quanto é importante mantermos forte o espírito de associativismo entre as empresas e as entidades. É isso que nos faz crescer e superar todas as dificuldades. A cerimônia de entrega do Prêmio Oscar Schrappe é o exemplo de associativismo que dá certo: empresas fortes, produtos de qualidade, parceria com o Senai e o fortalecimento da Escola Gráfica, com a justa homenagem ao nosso saudoso amigo José Toaldo Filho”.

Nessa nova etapa, a Escola Gráfica foi transferida do Senai Portão para o Senai Boqueirão. Para a superintendente do Sesi, Senai e IEL, e diretora Regional do Senai-PR, Fabiane Franciscone, a transferência para o Boqueirão, além de oferecer espaço mais estruturado, facilita a participação de maior número de colaboradores nos cursos.

“Temos muitas gráficas aqui na região. Tendo a Escola Gráfica mais perto, facilita para empresários e colaboradores. A Escola é uma importante ferramenta de atualização profissional e essa parceria próxima entre Senai e Sigep vai gerar cada vez mais assertividade na oferta de cursos customizados às necessidades de empresas e colaboradores”.

O espaço terá novas máquinas com foco em digital e acabamentos, fruto de parceria com a Teletoner, fornecedora de equipamentos e insumos para impressão. “Além dos equipamentos que já estavam disponíveis, estamos oferecendo soluções modernas de fabricantes como Xerox, Epson, HP, entre outros. A Escola Gráfica atenderá os empresários e colaboradores e também será nosso showroom para demonstração de portfólio”, explicou o diretor da Teletoner, Gabriel Zanotta.

A reinauguração com homenagem a José Toaldo Filho contou ainda com a participação do ex-presidente do Sigep/ABIGRAF-PR, Jair Leite, que lembrou o quanto Toaldo se doou ao setor e de como gostava de incentivar os empresários a aderirem ao Sigep/Abigraf-PR. “Inclusive, entrei nas entidades sendo apadrinhado pelo Toaldo”.

A gerente de Marketing do Sigep/ABIGRAF-PR, Manoella  Pinheiro Machado, filha de Toaldo, também foi convidada a fazer sua homenagem, junto com o filho Luca. “Em nome do meu pai e de toda a família Toaldo, agradeço ao Sistema Fiep e a todos vocês. Acompanho esse setor desde pequena, pois meus avós maternos tinham gráfica. Por isso, peço a todos: vamos colocar a mão nessa Escola Gráfica para que o nosso setor continue forte”.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais