26 de agosto de 2022

2ª Edição da Semana da Indústria Gráfica – ABIGRAF-ES

A 2ª edição da Semana da Indústria Gráfica da ABIGRAF do Espírito Santo, movimentou o setor e trouxe novidades e muito conhecimento para empresários e profissionais da indústria gráfica capixaba entre os dias 16 e 18 de agosto. A iniciativa foi realizada em parceria com a Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES. Cristhine Samorini, presidente do SIGES e da Abigraf-ES, destaca que o evento foi uma oportunidade para empresários do setor se atualizarem e se capacitarem sobre as tendências do setor gráfico.

“Preparamos a segunda edição da Semana da Indústria Gráfica com muita dedicação para proporcionar aos empresários do setor conteúdos inovadores com foco na produtividade, qualidade do serviço e sustentabilidade”, comentou Cristhine.

Marcelo Sartori, especialista em Tecnologia de Impressão Offset: Qualidade e Produtividade pela Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica ministrou a palestra “Produtividade sem desperdício na indústria” e, durante a transmissão do evento demonstrou aos participantes uma visão geral de processo, exemplificando com processo gráfico, a inter-relação das principais etapas: fornecedores internos e externos, entradas (Inputs) processo (process), saídas (outputs) e clientes (customers).

Jorge Castro, químico industrial e pós-graduado em desenvolvimento de embalagens flexíveis e integrante do time de especialistas da Escola SENAI Theobaldo De Nigris, ministrou a palestra de encerramento da Semana em um evento presencial na Findes. Durante o encontro, o expert falou sobre as características da metodologia Lean manufacturing e as possibilidades de aplicação nos processos produtivos. Os debates sobre Lean manufacturing reforçaram a necessidade da mudança de cultura na empresa para que a metodologia se torne eficaz.

Noticias Relacionadas

05 de março de 2026

Estão abertas inscrições para o curso da Abitec “Otimização do Processo Offset: Redução de Desperdícios através do Controle de Variáveis”

A Abitec anuncia o início de sua agenda de cursos voltados à atualização e capacitação do setor de impressão em várias áreas e aplicações.

Leia mais
05 de março de 2026

Atenção, gráficas de São Paulo! Separem suas peças para a 7ª edição do Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler!

A Abigraf-SP já começou os preparativos para a realização de mais uma edição de sucesso do 7º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Metzler. Se você é gráfico e está no estado de São Paulo, comece a separar seus trabalhos para concorrer.

Leia mais
05 de março de 2026

Abigraf-RS e Sindigraf-RS realizam caravana para a ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026

Dezenas de empresários gráficos gaúchos marcarão presença na ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026, que acontece de 24 a 28/03 na Expo Center Norte, em São Paulo.

Leia mais