30 de abril de 2025

Novo episódio do Ondas Impressas tem como foco a valorização do produto impresso

Em um período marcado pela hiperconectividade e pela saturação digital, a comunicação impressa ganha novo fôlego, consolidando-se como símbolo de exclusividade e experiência sensorial. Esse movimento de valorização do impresso é tema do quinto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, que traz um debate atual e relevante para profissionais da indústria gráfica, do mercado editorial e da comunicação.

A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Andréa Martinelli, editora-chefe da Capricho, e Paulo Campo Grande, diretor de redação da Quatro Rodas, para entender o que está impulsionando essa nova fase do impresso. Entre os fatores apontados estão a fadiga digital e a busca por uma experiência diferenciada, elementos que motivaram a volta das versões impressas de revistas como a Capricho e a Manchete.

O caso da Capricho, a primeira revista lançada pela editora Abril, em junho de 1952, é emblemático. Destinada ao público jovem, a publicação deixou de ser impressa em 2015. E foi justamente o leitor da Geração Z que pressionou pela volta do papel. Teve até petição online para que a publicação retomasse a edição impressa, como conta a Andréa Martinelli.

O T6 EP5 – Impresso é luxo só está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher.

E também no YouTube, no formato videocast.

Ou então no site: www.ondasimpressas.com.br

 

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais