30 de abril de 2025

Novo episódio do Ondas Impressas tem como foco a valorização do produto impresso

Em um período marcado pela hiperconectividade e pela saturação digital, a comunicação impressa ganha novo fôlego, consolidando-se como símbolo de exclusividade e experiência sensorial. Esse movimento de valorização do impresso é tema do quinto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, que traz um debate atual e relevante para profissionais da indústria gráfica, do mercado editorial e da comunicação.

A jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Andréa Martinelli, editora-chefe da Capricho, e Paulo Campo Grande, diretor de redação da Quatro Rodas, para entender o que está impulsionando essa nova fase do impresso. Entre os fatores apontados estão a fadiga digital e a busca por uma experiência diferenciada, elementos que motivaram a volta das versões impressas de revistas como a Capricho e a Manchete.

O caso da Capricho, a primeira revista lançada pela editora Abril, em junho de 1952, é emblemático. Destinada ao público jovem, a publicação deixou de ser impressa em 2015. E foi justamente o leitor da Geração Z que pressionou pela volta do papel. Teve até petição online para que a publicação retomasse a edição impressa, como conta a Andréa Martinelli.

O T6 EP5 – Impresso é luxo só está disponível nas principais plataformas de podcast: Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, Deezer, Overcast e Stitcher.

E também no YouTube, no formato videocast.

Ou então no site: www.ondasimpressas.com.br

 

Noticias Relacionadas

15 de maio de 2025

Europa em foco: o que move a indústria de impressão no Velho Continente

Quais caminhos a impressão vem trilhando na Europa? Quais os impactos das crises econômicas e geopolíticas no setor gráfico do Velho Continente? Como a inteligência artificial e a personalização estão moldando o futuro da comunicação visual? Essas são algumas das perguntas que guiam o sexto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, gravado diretamente de Berlim, durante a Fespa Global Print Expo 2025, realizada entre 6 e 9 de maio.

Leia mais
15 de maio de 2025

Julião Gaúna visita Gráfica Viena

O presidente da Abigraf Nacional, Julião Gaúna, visitou na semana passada a Gráfica Viena, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Leia mais
15 de maio de 2025

Print Paper 2025 reúne fornecedores, gráficos e designers para debater tendências e aplicações para uso criativo do papel

Nos dias 13 e 14 de maio, fornecedores, gráficos e designers se reuniram na sede da Abigraf, em São Paulo, para participar do Print Paper 2025, evento que teve como objetivo apresentar tendências, desafios e possibilidades de aplicações criativas para o uso do papel em diferentes mercados.

Leia mais