27 de maio de 2020

Abaixo-assinado em favor do Cartão Material Escolar

Todo início de ano acontece a mesma coisa: a imprensa denuncia atrasos na entrega, falta de itens e casos de corrupção em licitações de material escolar. A solução para esse problema corriqueiro é o Cartão Material Escolar (CME). O CME é um cartão de débito pré-pago, disponibilizado pelos governos aos pais de alunos da rede pública, que visa a compra exclusiva de material escolar diretamente nas papelarias cadastradas nas Associações Comerciais ou Sindicatos do Comércio Varejista. A implantação do CME permite a eliminação de licitações fraudulentas e a garantia de material de boa qualidade, o aumento da autoestima do aluno que, ao comprar o seu próprio material escolar, insere-se melhor na sociedade ao deixar de utilizar o kit de licitação (tratado como sinônimo de estudante de baixa renda), o fomento da economia dos municípios, gerando empregos e renda: o dinheiro da cidade fica na própria cidade.

Por isso que a ABIGRAF NACIONAL, em conjunto com a ABFIAE (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares) e a ADISPA (Associação Brasileira dos Distribuidores de Papelaria) lançaram um abaixo assinado em todo o país para que os governos adotem o cartão material escolar o quanto antes.

Em 2019, muitos alunos da rede pública de ensino no Brasil já foram beneficiados pelo Cartão Material Escolar. Em Brasília, Distrito Federal, foram milhares de estudantes. Há 04 anos, o estado do Maranhão anunciou a adoção do CME, que apenas em 2019 já beneficiou mais de um milhão de estudantes em dezenas de cidades do Estado. Algumas cidades de menor porte também já utilizam ou utilizaram o CME com sucesso e total aprovação de todos os segmentos da sociedade.

“O cartão material escolar possibilita ao aluno escolher os produtos que deseja e, com isso, faz com que o cuidado com o material seja muito maior, além de fomentar o comércio local e incrementar as vendas dos pequenos empresários donos de papelarias”, explica Ricardo Carrijo, diretor de Interiorização da ABIGRAF SP e de Relações Institucionais da ABFIAE. Participe dessa iniciativa, assinando e compartilhando nosso abaixo assinado através desse link.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais