01 de abril de 2015

ABIGRAF 50 anos

Em meio século de história, a ABIGRAF Nacional fincou raízes nos quatro cantos do País, garantindo para a indústria gráfica nacional espaço de representação e voz ativa perante a sociedade e o governo. A primeira dessas regionais foi a do Rio Grande do Sul, criada em 1967, logo seguida pela Regional de Santa Catarina. No ano seguinte, foi a vez da ABIGRAF-SP entrar em cena e, em 1969, pipocam regionais em Minas Gerais, Pernambuco e Paraná. Na década de chumbo do anos 1970, a expansão se refreou até que, em 1980, a indústria gráfica baiana fundou sua regional, renovando o fôlego associativista do setor.

Em 1983, os empresários gráficos do Mato Grosso do Sul criaram a ABIGRAF-MS, seguidos por Rio de Janeiro, em 1984, e Espírito Santo e Piauí, em 1986. Finalmente, em 1994, surgiu a regional do Distrito Federal e, em 2005, a ABIGRAF-SP começou a inovar sua estrutura, fundando as seccionais de Bauru e Ribeirão Preto. Hoje, já são 22 regionais, que reúnem mais de 19 mil empresas e ajudam a fortalecer a presença da ABIGRAF em todo o território nacional.

Noticias Relacionadas

19 de setembro de 2025

Conexões e estratégias para o sucesso são discutidas no 7º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica

Um sábado de integração, novos conhecimentos, troca de experiências e negócios. Assim foi o 7º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica, que ocorreu em 13/09, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.

Leia mais
19 de setembro de 2025

Com foco na tecnologia de impressão digital em tecidos, VinilSul apresenta soluções Epson na Maquintex 2025, em Fortaleza

De 23 a 25 de setembro, a VinilSul (stand A06) é presença confirmada na Maquintex 2025, maior evento focado no segmento têxtil do nordeste e um dos mais representativos do Brasil que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Leia mais
19 de setembro de 2025

17º Prêmio Gaúcho de Excelência Gráfica anuncia seus vencedores

Mais de 200 pessoas prestigiaram a grande noite de premiações da indústria gráfica gaúcha, que ocorreu na última sexta-feira (12/09), no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Leia mais