22 de agosto de 2025

Abigraf marca presença no 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELDG)

De 20 a 22 de agosto, a Abigraf esteve representada no 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos (EELDG) realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) no Casa Grande Hotel Resort & Spa, no Guarujá (SP).

Representando a entidade estiveram presente João Scortecci, presidente da ABIGRAF-SP, que participou do Painel sobre Entidades no dia 20/08; Julião Flaves Gaúna, presidente da Abigraf Nacional; Fabio Gabriel, vice-presidente da ABIGRAF-SP e SINDIGRAF-SP; Wellington Rehder, diretor da Abigraf-SP; e Rogério Camilo, gerente executivo.

Consolidado como um dos principais fóruns estratégicos da cadeia produtiva do livro no Brasil, o evento teve a presença de especialistas nacionais e internacionais que discutiram temas como inovação, inteligência artificial, marketing editorial, sustentabilidade, curadoria e comportamento de consumo.

Um dos destaques da programação foi a presença do americano Andy Hunter, fundador e CEO da Bookshop.org, e do argentino Daniel Benchimol, diretor da Proyecto451, referência em inovação editorial e transformação digital no setor.

Entre os palestrantes brasileiros, estiveram Florência Ferrari (Ubu Editora), Rosely Boschini (Editora Gente), Bruno Zolotar (Editora Rocco), Rafaella Machado (Galera Record), Nelson Naspitz (Editora Sextante), Luciana Fracchetta (Companhia das Letras), Marcus Nakagawa (ABRAPS) e Cecilia Arbolave (Lote 42 e Banca Tatuí).

A programação contou, ainda, com a participação das entidades do setor — ABDL, ABIGRAF, ABRELIVROS, ABEU, ANL, CBL, LIBRE e SNEL —, além de apresentações de dados inéditos de mercado com a equipe da Nielsen BookData.

Noticias Relacionadas

23 de março de 2026

5ª edição do Projeto Circule um Livro inicia recebimento de doações

Interessados em participar da 5ª edição do Projeto Circule um Livro, ação de democratização do acesso à leitura realizada pela IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), em parceria com a ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), já podem separar os exemplares para doação!

Leia mais
23 de março de 2026

8º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica já tem data e local definidos

O principal encontro da indústria gráfica da região Sul já tem data marcada. O 8º Seminário Sul-Brasileiro da Indústria Gráfica será realizado no dia 1º de agosto de 2026, no Espaço Firenze, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Leia mais
23 de março de 2026

Indústria Gráfica Mineira realiza o 2º Encontro Estratégico do Segmento de Rótulos e Etiquetas no SENAI Horto

A indústria gráfica de Minas Gerais deu mais um importante passo para atender às demandas do segmento de rótulos e etiquetas. Na última terça-feira (17/03), foi realizado no SENAI Horto o 2º Encontro Estratégico, com a participação do Comitê Técnico, incluindo o supervisor Dalisson e a Gerente Regional Lilian.

Leia mais