Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.
O setor gráfico não está imune a essas mudanças aceleradas. Pelo contrário, por ser um setor que usa a tecnologia como base para sua produção, somos diretamente afetados pelas inovações tecnológicas e pelas mudanças nos padrões de comportamento e consumo. Isso exige celeridade e resiliência para nos adaptarmos aos novos tempos, que chegam num piscar de olhos.
Diante de todas essas mudanças cada vez mais profundas e dinâmicas, apenas uma coisa não se altera no cenário da indústria gráfica brasileira: a vocação da Abigraf Nacional em trabalhar pelo crescimento, competitividade e união de nosso setor.
Foi com essa proposta que a Abigraf surgiu em 1965, e é imbuída desse mesmo ideal que trabalhamos para que nossas empresas se sobressaiam não apenas em tecnologia, mas em gestão, qualidade e antevisão de tendências.
Como parte fundamental desse objetivo, está o trabalho em conjunto. É por isso que temos dedicado grande parte de nosso mandato à frente da Abigraf Nacional a estreitar laços com nossas regionais e com empresas gráficas de todos os tamanhos, dos quatro cantos do país. Além disso, também estamos dedicando esforços para expandir a atuação da associação e abranger todos os setores de impressão, como o de comunicação visual, que ampliou sua representatividade por meio da criação da Abicomv.
A Abigraf é a casa da indústria de impressão brasileira há 60 anos, onde todos devem ter voz e vez em um espaço verdadeiramente democrático, reiterando que, para nós, todos são igualmente importantes, independente do cargo, gênero ou porte empresarial.
E é assim que seguimos solidificando nossos alicerces para que muitos anos venham, permeados pela renovação constante de nosso compromisso de trabalhar por você, empresário gráfico.
Ninguém ficará para trás; juntos, somos mais fortes.
Julião Flaves Gaúna
Presidente da Abigraf Nacional