06 de agosto de 2015

ABIGRAF Nacional é homenageada em sessão solene na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou na última terça-feira (4) sessão solene para homenagear os 50 anos de fundação da ABIGRAF Nacional. Liderada pelo Deputado Baleia Rossi (PMDB-SP), a cerimônia contou com a presença dos Deputados Geraldo Resende (PMDB-MS), Walter Ihoshi (PSD-SP), César Halum (PRB-TO), Goulart (PSD-SP), Mauro Pereira (PMDB-RS), Hildo Rocha (PMDB-MA), Vitor Valim (PMDB-CE) e Beto Mansur (PRB-SP).

Estavam presentes o Prefeito do Município de Inocência (MS), Antônio Ângelo Garcia dos Santos, os Presidentes das associações, Vicente Amato Sobrinho da Associação Nacional dos Distribuidores de Papel – Andipa, Miguel Troccoli da Associação Brasileira Técnica de Flexografia – Abflexo, Aníbal Batista do Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Papel – Sinapel, os Presidentes Regionais da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF, Jair Leite (PR) e João Batista Alves dos Santos (DF), diretores da ABIGRAF, Mario César Martins de Camargo, Fabio Sarje, Ricardo Carrijo, Edson Bianchi e Umberto Giannobile. Iris Borges, representando o presidente da Associação Nacional de Livrarias – ANL empresários do setor.

Fundada em 1965, a ABIGRAF Nacional representa um setor constituído por cerca de 20 mil gráficas, empregador de aproximadamente 200 mil trabalhadores e responsável por um por cento do PIB nacional e três por cento da indústria de transformação.
Seus principais objetivos são defender o setor, promover sua interação com os Três Poderes e a sociedade, fomentar sua competitividade e promover a qualidade e valorização dos impressos.

Presidindo a sessão solene, o Deputado Baleia Rossi, destacou a enorme contribuição da Indústria Gráfica para o desenvolvimento nacional e ressaltou problemas enfrentados pelo setor, como a concorrência desleal, segundo o deputado “hoje são muitas as dificuldades deste setor, principalmente a concorrência desigual com a indústria asiática que usufrui de alguns benefícios fiscais, a exemplo da alíquota zero para PIS e COFINS, ao mesmo tempo que as gráficas nacionais recolhem alíquota de 9,25% de contribuição para PIS/COFINS na impressão de livros” e completou: “o reflexo deste cenário é o aumento do desemprego e o encolhimento deste setor. Precisamos com urgência aprovar medidas para eliminar estes e outros entraves”.

O deputado Geraldo Resende, destacou o orgulho de ter iniciado a sua trajetória profissional na Indústria Gráfica e que o impresso é um dos principais meios de difusão de ideias, inclusive política.

“Sou um apaixonado por gráfica”, assim começou o discurso do deputado Goulart, que reiterou o seu interesse em fazer parte da Frente Parlamentar. O deputado também comentou sobre a concorrência predatória, citando os constantes problemas com o uso de papel linha d’água de maneira incorreta.

Em seu discurso o deputado Walter Ihoshi parabenizou a ABIGRAF Nacional pelas 5 décadas completadas com muito trabalho e dedicação, principalmente em prol do desenvolvimento da educação no Brasil. Assim como os outros deputados abordou o tema da competitividade da Indústria Gráfica nacional, segundo Ihoshi é necessário equilibrar a relação de forças e fazer justiça a Indústria frente a concorrência asiática.

O deputado Mauro Pereira discursou sobre as dificuldades de encarar o dia a dia competindo com aquilo que é leal e aquilo que é desleal. Pereira ainda destacou que não tem dúvidas que a frente parlamentar receberá amplo apoio.

Por fim, o Presidente Executivo e o Presidente do Conselho Diretivo da ABIGRAF Nacional, Levi Ceregato e Julião Flaves Gauna, manifestaram preocupação quanto ao futuro da indústria gráfica brasileira, as consequências e, desigualdades de uma carga tributária injusta e que submete a nossa atividade a competir de forma desleal e que, com os impostos pagos pelo contribuinte brasileiro geraram empregos e rendas em outros países.

Na oportunidade o requerente Deputado Baleia Rossi, também aceitou o convite para presidir a Frente Parlamentar do Setor Gráfico e Mídia Impressa, que será oficialmente lançada no próximo dia 20 de agosto de 2015, no hotel Windsor Plaza em Brasília, e tem como objetivo apoiar e defender a Indústria Gráfica.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais