Na semana de 5 de maio, o Presidente da Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, participou de diversas atividades no estado do Ceará. A agenda, que incluiu a realização do evento Conexão Nordeste e reunião com o Sindgrafica – CE (Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará), teve como objetivo estreitar os laços entre a associação e as empresas do nordeste, além de discutir a reabertura das Abigraf´s Regionais da região.
“A Abigraf Nacional comemora seus 60 anos dando continuidade ao seu trabalho de congregar todo o mercado gráfico brasileiro, não deixando ninguém para trás. Assim sendo, seguimos reforçando nossa presença em todos os estados do Brasil, em especial na região Nordeste, a começar pelo Ceará, onde temos grandes e importantes empresas gráficas”, disse Julião.
Força gráfica
Como parte da agenda de visitas a empresas ligadas ao setor gráfico do Ceará, Julião visitou, no dia 05/05, a Gráfica Sobral, vencedora do Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica no ano passado. Acompanhado por Rogério Camilo, gerente executivo da associação, Julião foi recebido por Fernando Hélio Martins Brito, diretor da empresa, e entregou a ele o troféu da premiação.
Outra empresa visitada foi a ABC Distribuidora de Papel, uma das maiores distribuidoras do Brasil, com sede no Ceará e filiais em outros estados nordestinos e também no Sudeste, onde foram recebidos pelo Ítalo Bezerra, que também é presidente da Andipa.
No dia 06/05, os executivos visitaram a Aaron Rótulos & Etiquetas Autoadesivas e conheceram a estrutura de uma das principais empresas do setor na região, empresa dos empresários Luciano Faria Bezerra, quem também é Presidente do Sindgrafica – CE e Luciano Aragão, que ocupa o cargo de presidente da ABIEA.
O encerramento da série de visitas aconteceu na Gráfica Prints Impressão Digital & Comunicação Visual, onde foram recebidos pelo sócio-proprietário Felipe Esteves.
Conexão Nordeste
Também no dia 06/05, Julião e Rogério participaram do Conexão Nordeste, uma realização conjunta da Abigraf Nacional, da Canon, Fiery, Zênite Sistemas, e das feiras Maquintex + Signs Norte-Nordeste + Pack & Graph, com apoio da Abitec e da Abicomv.
O evento aconteceu no Hotel Sonata e contou com uma programação desenvolvida por especialistas do mercado de impressão gráfica e comunicação visual.
A abertura foi realizada por Hélvio Roberto Pompeo Madeira, diretor do Febratex Group, que promoveu o lançamento oficial das feiras Maquintex + Signs + Pack & Graph.
A programação incluiu ainda a participação de Arthur Mundim, da Zênite Sistemas, falando sobre o tema “Boas práticas de gestão associadas ao uso de software e novidades da Zênite Sistemas”; Valter Melo, da Canon, com a palestra “Inkjet e o mercado brasileiro”; Rogério Tuvetto, também da Canon, tratando do tema “A revolução da Impressão Digital”; e Marcelo Tomoyose, da Fiery Industrial Inkjet, com o tema “Virando a página: adoção da Impressão Digital como vantagem competitiva”.
“Está em nosso escopo expandir as regionais da Abigraf nos estados brasileiros como forma de aproximar ainda mais as ações da entidade do setor de impressão das cinco regiões do país, que possui dimensões continentais”, destacou Julião. “Com isso, pretendemos não apenas criar novas Abigraf’s Regionais, como também reativar nossas Regionais tanto no Nordeste como em outras regiões, dando prosseguimento ao nosso lema de que ninguém ficará para trás; juntos, somos mais fortes. Nossa pauta no Ceará foi um passo importante nesse sentido.”
Sobre as feiras Maquintex, Signs e Pack & Graph, o presidente da Abigraf destaca: “As feiras oferecem as maiores oportunidades de negócios do setor para as regiões norte e nordeste. Conseguimos reunir, em um único evento, grandes forças da indústria de impressão brasileira juntamente com a Febratex.”