O SINDIGRAF-RS está com inscrições abertas para o curso Introdução à indústria gráfica 4.0 que terá início dia 16 de março. O curso é exclusivo para diplomados nas turmas de filiadas/associadas do Técnicas de gestão para supervisor Gráfico, dividido em 6 etapas, o conteúdo programático do curso aborda conceitos de relações humanas e desenvolvimento de equipe, gestão e formação de preço, internet das coisas, pré-impressão, processos de impressão e pós-impressão vinculados à Indústria 4.0. São ao todo 80h de aula.
ABIGRAF-RS: Indústria 4.0
Noticias Relacionadas
Artigo: Fórum de Sustentabilidade em Embalagem e Consumo: entre a regulação europeia e a realidade da indústria gráfica brasileira
Participar do Fórum de Sustentabilidade, promovido pela ABRE, foi antes de tudo, um exercício de alinhamento entre duas realidades. De um lado, o avanço regulatório europeu com o Packaging and Packaging Waste Regulation (PPWR), que entra em vigor em agosto de 2026, e suas exigências de conteúdo reciclado pós-consumo (PCR), design para reciclabilidade e rastreabilidade por blockchain.
Leia maisAbitec realiza curso “Como desenhar a estratégia comercial que gera resultados consistentes”, com Ricardo Martins
Nos dias 19 e 21 de maio, das 19h às 21h, a Abitec realizará o curso “Como desenhar a estratégia comercial que gera resultados consistentes”, com o consultor Ricardo Martins.
Leia maisBrasil ocupa status inédito na 1ª Reunião Anual do Technical Comitee (TC) 130 de Tecnologia Gráfica
De 20 a 24 de abril, aconteceu em Paris a 1ª Reunião Anual do Technical Comitee (TC) 130 de Tecnologia Gráfica de 2026. Com a presença de Bruno Mortara, representando o Brasil, foram discutidos aspectos referentes à norma ISO 12647-2, trazendo avanços significativos para a conclusão de divergências para publicação final, prevista para o início de 2027.
Leia mais