07 de março de 2025

Aliança feminina do BRICS quer aumentar participação das mulheres no comércio exterior

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que exerce o secretariado executivo do Conselho Empresarial do BRICS (Cebrics) e da Aliança Empresarial de Mulheres (WBA), anunciou que o tema escolhido pela liderança brasileira para esse período é o Construindo Pontes Globais: Mulheres Fortalecendo a Integração Econômica do BRICS.
Vale recordar que, em 1º de janeiro, o Brasil assumiu a presidência do BRICS e ficará à frente do bloco (que inclui também Rússia, Índia, China e África do Sul) até o dia 31 de dezembro.
Um dos objetivos é aumentar a participação das empresas chefiadas por mulheres no comércio exterior que, hoje, é de 14%, de acordo com a análise Mulheres no Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Para a presidente da WBA Brasil e consultora executiva da CNBC Brasil, Mônica Monteiro, a participação das mulheres no comércio exterior vai trazer benefícios significativos para a economia e para a redução da desigualdade de gênero.
“Esta jornada é um compromisso coletivo para aumentar essa presença feminina no Brasil e no mundo. Estamos comprometidas em promover prioridades impactantes, o que inclui estimular negócios liderados por mulheres, implementar projetos de cooperação e entregar recomendações de políticas aos governos”, explica a executiva.
Trabalho da WBA Brasil é feito em quatro frentes e fazem parte da agenda do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), que é coordenado pela CNI. O Fórum representa empresas, federações de indústrias, associações setoriais e redes, conselhos e câmaras empresariais de mulheres; e as profissionais atuam para propor estratégias, ações e recomendações para acelerar o movimento pela paridade de gênero dentro das indústrias e por todo o país.
A liderança fará, no dia 27 de março, em Belo Horizonte (MG), mais uma edição do Women Entrepreneur Forum (WEForum) como parte das ações da aliança feminina, com o objetivo de potencializar o empoderamento econômico das mulheres. O evento internacional reunirá cerca de 400 executivas brasileiras e estrangeiras de diferentes países, além de setores produtivos em busca de negócios, parcerias e investimentos, em formato híbrido.

FONTE: PORTAL DA INDÚSTRIA

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais