07 de março de 2025

Aliança feminina do BRICS quer aumentar participação das mulheres no comércio exterior

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que exerce o secretariado executivo do Conselho Empresarial do BRICS (Cebrics) e da Aliança Empresarial de Mulheres (WBA), anunciou que o tema escolhido pela liderança brasileira para esse período é o Construindo Pontes Globais: Mulheres Fortalecendo a Integração Econômica do BRICS.
Vale recordar que, em 1º de janeiro, o Brasil assumiu a presidência do BRICS e ficará à frente do bloco (que inclui também Rússia, Índia, China e África do Sul) até o dia 31 de dezembro.
Um dos objetivos é aumentar a participação das empresas chefiadas por mulheres no comércio exterior que, hoje, é de 14%, de acordo com a análise Mulheres no Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Para a presidente da WBA Brasil e consultora executiva da CNBC Brasil, Mônica Monteiro, a participação das mulheres no comércio exterior vai trazer benefícios significativos para a economia e para a redução da desigualdade de gênero.
“Esta jornada é um compromisso coletivo para aumentar essa presença feminina no Brasil e no mundo. Estamos comprometidas em promover prioridades impactantes, o que inclui estimular negócios liderados por mulheres, implementar projetos de cooperação e entregar recomendações de políticas aos governos”, explica a executiva.
Trabalho da WBA Brasil é feito em quatro frentes e fazem parte da agenda do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), que é coordenado pela CNI. O Fórum representa empresas, federações de indústrias, associações setoriais e redes, conselhos e câmaras empresariais de mulheres; e as profissionais atuam para propor estratégias, ações e recomendações para acelerar o movimento pela paridade de gênero dentro das indústrias e por todo o país.
A liderança fará, no dia 27 de março, em Belo Horizonte (MG), mais uma edição do Women Entrepreneur Forum (WEForum) como parte das ações da aliança feminina, com o objetivo de potencializar o empoderamento econômico das mulheres. O evento internacional reunirá cerca de 400 executivas brasileiras e estrangeiras de diferentes países, além de setores produtivos em busca de negócios, parcerias e investimentos, em formato híbrido.

FONTE: PORTAL DA INDÚSTRIA

Noticias Relacionadas

12 de fevereiro de 2026

Gestão, inovação e conhecimento são temas do novo episódio do Print Cast / TV Abigraf desta semana

O novo episódio do Print Cast / TV Abigraf já está no ar, trazendo a trajetória de dois profissionais que, com conhecimento e paixão pela inovação vêm fazendo a diferença e contribuindo para a evolução da indústria de impressão brasileira.

Leia mais
12 de fevereiro de 2026

Nova edição da Revista Empresário Digital já está disponível!

Já está disponível a usuários cadastrados a nova edição da Revista Empresário Digital, que traz como matéria de capa o caso de sucesso do iFood, além de artigos e matérias exclusivas sobre o universo B2B, liderança, cultura organizacional, Inteligência Artificial na gestão e prática corporativa, entre outros temas.

Leia mais
12 de fevereiro de 2026

Love Paper Week termina 2ª edição com sucesso e destaca uso criativo e sustentável do papel para várias aplicações

Lançada com enorme sucesso em 2025, a Love Paper Week retornou em 2026, de 2 a 6 de fevereiro, superando expectativas e destacando a importância do papel para viabilizar ideias e projetos criativos e sustentáveis em várias aplicações.

Leia mais