07 de março de 2025

Aliança feminina do BRICS quer aumentar participação das mulheres no comércio exterior

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que exerce o secretariado executivo do Conselho Empresarial do BRICS (Cebrics) e da Aliança Empresarial de Mulheres (WBA), anunciou que o tema escolhido pela liderança brasileira para esse período é o Construindo Pontes Globais: Mulheres Fortalecendo a Integração Econômica do BRICS.
Vale recordar que, em 1º de janeiro, o Brasil assumiu a presidência do BRICS e ficará à frente do bloco (que inclui também Rússia, Índia, China e África do Sul) até o dia 31 de dezembro.
Um dos objetivos é aumentar a participação das empresas chefiadas por mulheres no comércio exterior que, hoje, é de 14%, de acordo com a análise Mulheres no Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Para a presidente da WBA Brasil e consultora executiva da CNBC Brasil, Mônica Monteiro, a participação das mulheres no comércio exterior vai trazer benefícios significativos para a economia e para a redução da desigualdade de gênero.
“Esta jornada é um compromisso coletivo para aumentar essa presença feminina no Brasil e no mundo. Estamos comprometidas em promover prioridades impactantes, o que inclui estimular negócios liderados por mulheres, implementar projetos de cooperação e entregar recomendações de políticas aos governos”, explica a executiva.
Trabalho da WBA Brasil é feito em quatro frentes e fazem parte da agenda do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), que é coordenado pela CNI. O Fórum representa empresas, federações de indústrias, associações setoriais e redes, conselhos e câmaras empresariais de mulheres; e as profissionais atuam para propor estratégias, ações e recomendações para acelerar o movimento pela paridade de gênero dentro das indústrias e por todo o país.
A liderança fará, no dia 27 de março, em Belo Horizonte (MG), mais uma edição do Women Entrepreneur Forum (WEForum) como parte das ações da aliança feminina, com o objetivo de potencializar o empoderamento econômico das mulheres. O evento internacional reunirá cerca de 400 executivas brasileiras e estrangeiras de diferentes países, além de setores produtivos em busca de negócios, parcerias e investimentos, em formato híbrido.

FONTE: PORTAL DA INDÚSTRIA

Noticias Relacionadas

12 de junho de 2025

Abigraf Nacional: 60 anos em prol da indústria de impressão do Brasil

Quanta história cabe em seis décadas? Em uma situação sem precedentes na trajetória da humanidade, assistimos à evolução tecnológica a passos largos, com novidades surgindo e desaparecendo em poucos anos em diversos segmentos de mercado e da indústria. Isso tem moldado e derrubado hábitos, além de transformar nossa cultura e nosso dia a dia.

Leia mais
12 de junho de 2025

Heidelberg inaugura Home of Print e reafirma liderança em seus 175 anos

A Heidelberger Druckmaschinen AG, um dos pilares da indústria gráfica mundial, celebrou seus 175 anos de história com uma semana de festividades, no início de junho, em Wiesloch-Walldorf, Alemanha, reunindo mais de 1.500 convidados internacionais. O evento marcou a inauguração do reformulado Print Media Center (PMC), agora rebatizado como Home of Print, o maior centro de experiência do cliente do setor em todo o mundo.

Leia mais
12 de junho de 2025

Mauricio Ferreira é o convidado do novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf

Já está no ar o novo episódio do PrintCast e da TV Abigraf apresentando, como convidado, o Country Manager na HP Brasil Mauricio Ferreira, reconhecido pela habilidade em transformar desafios em oportunidades, liderar times de alta performance e impulsionar o crescimento de mercado em ambientes dinâmicos e altamente exigentes.

Leia mais