30 de junho de 2015

As incertezas dos anos 1980

Em 1985, quando a ABIGRAF Nacional completava seu vigésimo aniversário, o País vivia um período de incertezas, com inflação superior a 200% ao ano. Com rentabilidade em queda, as empresas viram-se na contingência de reduzir empregos, estoque e investimentos. Algumas gráficas adotaram uma política de preços predatória e até mesmo suicida. A orientação da ABIGRAF Nacional foi decisiva nesse momento para orientar os empresários a tomar as medidas mais pertinentes para enfrentar os problemas daquele momento sem colocar em risco o futuro dos seus negócios.

O estímulo ao aperfeiçoamento técnico fez parte da receita daquele momento e, em 1986, a ABIGRAF Nacional organizou o primeiro grupo nacional a participar da Drupa. E, assim, 800 brasileiros de 11 empresas partiram para a Alemanha naquele ano, para visitar a maior e mais importante feira mundial do setor, acreditando que as dificuldades passam e é preciso manter-se vigilante para aproveitar os ciclos de crescimento que as sucedem.

Noticias Relacionadas

31 de outubro de 2025

Seis décadas de liderança, transformação, realizações e conquistas

Seis décadas de dedicação ao fortalecimento de um setor essencial para a sociedade. A Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf, nasce em 1965 e, desde então, trilha um caminho de conquistas e superações que ajudaram a transformar a indústria gráfica nacional.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Abigraf Nacional celebra 60 anos

São Paulo - No dia 23 de outubro, mais de 300 profissionais da indústria de comunicação impressa do Brasil se reuniram em São Paulo para celebrar os 60 anos da Abigraf Nacional. Desde a criação da entidade em 1965, durante o I Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica em Águas de Lindoia (SP), são 6 décadas de trabalho em prol do setor, que sempre conviveu com os desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis.

Leia mais
31 de outubro de 2025

Revista Abigraf: 50 anos da publicação que se tornou sinônimo de informação em nosso setor

A Revista Abigraf chega ao seu cinquentenário num momento peculiar para o mercado editorial. Após um longo período de embate com as mídias digitais, o enfado em relação às telas, acompanhado pelo adoecimento mental provocado pela exposição massiva às redes sociais vêm desenhando um ambiente propício para o ressurgimento das edições impressas.

Leia mais