30 de junho de 2015

As incertezas dos anos 1980

Em 1985, quando a ABIGRAF Nacional completava seu vigésimo aniversário, o País vivia um período de incertezas, com inflação superior a 200% ao ano. Com rentabilidade em queda, as empresas viram-se na contingência de reduzir empregos, estoque e investimentos. Algumas gráficas adotaram uma política de preços predatória e até mesmo suicida. A orientação da ABIGRAF Nacional foi decisiva nesse momento para orientar os empresários a tomar as medidas mais pertinentes para enfrentar os problemas daquele momento sem colocar em risco o futuro dos seus negócios.

O estímulo ao aperfeiçoamento técnico fez parte da receita daquele momento e, em 1986, a ABIGRAF Nacional organizou o primeiro grupo nacional a participar da Drupa. E, assim, 800 brasileiros de 11 empresas partiram para a Alemanha naquele ano, para visitar a maior e mais importante feira mundial do setor, acreditando que as dificuldades passam e é preciso manter-se vigilante para aproveitar os ciclos de crescimento que as sucedem.

Noticias Relacionadas

23 de fevereiro de 2024

Ibá e Abigraf iniciam campanha nacional de arrecadação de livros

Até o início de abril, entidades do setor de árvores cultivadas e da indústria gráfica recolherão títulos de diversos gêneros como forma de contribuir para a 3ª edição do projeto #CirculeUmLivro São Paulo, 23 de fevereiro de 2024 – Entre […]

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Está disponível a edição 319 da Revista ABIGRAF

Confira mais detalhes sobre o conteúdo da nova edição e fique por dentro das novidades do setor e do ponto de vista de especialistas sobre temas atuais e de suma importância para nosso segmento!

Leia mais
23 de fevereiro de 2024

Vereadora Janaina Lima participa da reunião da Abigraf e Sindigraf-SP

A reunião mensal de diretoria da Abigraf / Sindigraf-SP contou com a presença da vereadora Janaina Lima.

Leia mais