30 de junho de 2015

As incertezas dos anos 1980

Em 1985, quando a ABIGRAF Nacional completava seu vigésimo aniversário, o País vivia um período de incertezas, com inflação superior a 200% ao ano. Com rentabilidade em queda, as empresas viram-se na contingência de reduzir empregos, estoque e investimentos. Algumas gráficas adotaram uma política de preços predatória e até mesmo suicida. A orientação da ABIGRAF Nacional foi decisiva nesse momento para orientar os empresários a tomar as medidas mais pertinentes para enfrentar os problemas daquele momento sem colocar em risco o futuro dos seus negócios.

O estímulo ao aperfeiçoamento técnico fez parte da receita daquele momento e, em 1986, a ABIGRAF Nacional organizou o primeiro grupo nacional a participar da Drupa. E, assim, 800 brasileiros de 11 empresas partiram para a Alemanha naquele ano, para visitar a maior e mais importante feira mundial do setor, acreditando que as dificuldades passam e é preciso manter-se vigilante para aproveitar os ciclos de crescimento que as sucedem.

Noticias Relacionadas

12 de abril de 2024

Cristhine Samorini destaca crescimento do setor industrial no estado na BandNews

Cristhine Samorini, Presidente da ABIGRAF Regional Espírito Santo e da FINDES (Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo), e diretora financeira da CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi entrevistada no último dia 10 de abril (quarta-feira) pelo Canal BandNews, em São Paulo.

Leia mais
12 de abril de 2024

Abigraf-RS e Sindigraf-RS passam a atuar na Fiergs

Para aumentar a conexão com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Diretoria, o Conselho Fiscal e as equipes do Sindigraf-RS e da Abigraf-RS passaram a atender na sede da entidade, em Porto Alegre/RS, […]

Leia mais
12 de abril de 2024

ABIGRAF-SC divulga regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica

A ABIGRAF-SC acaba de lançar o regulamento do 6º Prêmio Catarinense de Excelência Gráfica que, neste ano, traz novidades com a criação de um novo segmento e categoria direcionados ao processo de Impressão Digital. Ao todo, as empresas gráficas catarinenses […]

Leia mais