30 de junho de 2015

As incertezas dos anos 1980

Em 1985, quando a ABIGRAF Nacional completava seu vigésimo aniversário, o País vivia um período de incertezas, com inflação superior a 200% ao ano. Com rentabilidade em queda, as empresas viram-se na contingência de reduzir empregos, estoque e investimentos. Algumas gráficas adotaram uma política de preços predatória e até mesmo suicida. A orientação da ABIGRAF Nacional foi decisiva nesse momento para orientar os empresários a tomar as medidas mais pertinentes para enfrentar os problemas daquele momento sem colocar em risco o futuro dos seus negócios.

O estímulo ao aperfeiçoamento técnico fez parte da receita daquele momento e, em 1986, a ABIGRAF Nacional organizou o primeiro grupo nacional a participar da Drupa. E, assim, 800 brasileiros de 11 empresas partiram para a Alemanha naquele ano, para visitar a maior e mais importante feira mundial do setor, acreditando que as dificuldades passam e é preciso manter-se vigilante para aproveitar os ciclos de crescimento que as sucedem.

Noticias Relacionadas

15 de maio de 2025

Europa em foco: o que move a indústria de impressão no Velho Continente

Quais caminhos a impressão vem trilhando na Europa? Quais os impactos das crises econômicas e geopolíticas no setor gráfico do Velho Continente? Como a inteligência artificial e a personalização estão moldando o futuro da comunicação visual? Essas são algumas das perguntas que guiam o sexto episódio da sexta temporada do Ondas Impressas, gravado diretamente de Berlim, durante a Fespa Global Print Expo 2025, realizada entre 6 e 9 de maio.

Leia mais
15 de maio de 2025

Julião Gaúna visita Gráfica Viena

O presidente da Abigraf Nacional, Julião Gaúna, visitou na semana passada a Gráfica Viena, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Leia mais
15 de maio de 2025

Print Paper 2025 reúne fornecedores, gráficos e designers para debater tendências e aplicações para uso criativo do papel

Nos dias 13 e 14 de maio, fornecedores, gráficos e designers se reuniram na sede da Abigraf, em São Paulo, para participar do Print Paper 2025, evento que teve como objetivo apresentar tendências, desafios e possibilidades de aplicações criativas para o uso do papel em diferentes mercados.

Leia mais